Notícias

Notícias


05 de maio de 2020

AGESB orienta a comunidade sobre o uso consciente da água

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) vem ressaltar o pedido do uso consciente da água em nosso município, tendo em vista o baixo nível do Rio Uruguai a maior fonte de captação de água que abastece  São borja.

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) está monitorando o nível do rio e tomando medidas de contingência, porém pede para que a população colabore, evitando desperdícios.

A AGESB orienta a comunidade a adotar as seguintes práticas de uso consciente da água:

- Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas 5 minutos para um banho bem tomado.

-Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água, caso contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

-Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.

-Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva.

-Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

-Evite lavar o carro com mangueiras e lava-jatos, utilize apenas um balde.

-Não faça uso de grandes volumes de água, como o uso de piscinas plásticas.

- Utilize regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol.

-Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem. Logo após reutilize a água da máquina.

Além disso, a Agência solicita que em casos de vazamentos entre em contato através da Página do facebook da AGESB, pelo site ou  telefone  (55) 3431-5503. Salientamos que, é muito importante a colaboração de toda comunidade.

 

Assessoria de comunicação

 



05 de maio de 2020

Com baixo nível na captação, Corsan pede para população evitar desperdícios em São Borja

O rio Uruguai, fonte de captação de água para o abastecimento de São Borja, é um dos mananciais afetados pela forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. O nível do rio está baixando severamente. A Corsan vem monitorando a situação e tomou medidas de contingência. Porém, o nível do manancial continua caindo, o que exige a colaboração de todos.

A Companhia está fazendo a sua parte e solicita que a população de São Borja colabore, evitando desperdícios. A água é essencial para todos, especialmente no atual momento de pandemia. Por isso, deve-se usar a água para o mais importante: higienização das mãos e das casas. A Corsan vem alertando de forma incisiva para a situação de estiagem e pede que a população se conscientize de que a água é uma responsabilidade coletiva. Durante a estiagem, é fundamental tomar atitudes como:

 

Fonte: Corsan

 


29 de abril de 2020

AGESB recebe nova Conselheira

Na quinta-feira, 23, reuniu-se na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) o conselho diretor em uma reunião ordinária para a posse da nova conselheira da agência. Na ocasião a AGESB recebeu a nova integrante Laureani Pazzini Silveira.

                                                                                     Foto: Arquivo pessoal

A nova conselheira se apresentou e destacou sua formação na área da Informática e do Direito, exercendo as funções na área da Advocacia desde o ano de 2018. Ainda, elencou ser  Pós-Graduanda em Direito Processual Público pela UNISC, possuindo a referida pós ênfase na área de Direito Administrativo, Constitucional, Previdenciário e Tributário. A Conselheira salientou que, seus estudos irão contribuir muito para a AGESB, tendo em vista que já se dedica ao Direito Administrativo desde a graduação. Ainda, ressalta-se que a nova Conselheira possuí um currículo extenso de estudos e publicações, sendo a sua indicação relevante para auxiliar a AGESB no cumprimento de sua Visão, Missão  e Valores. 

 

 Assessoria de comunicação

 


17 de abril de 2020

Primeira mulher preside a AGESB

Nesta quinta-feira, 16, reuniu-se na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) o conselho diretor em uma reunião extraordinária para a transição do cargo de Presidente, de Jones Dalmagro Pinto para  a sua vice-presidente Anamalia Alvarez Gerhardt Mezzomo, conforme o Regimento interno dessa agência.

                            Conselheira Presidente Anamalia e Ex-Presidente Jones (Foto:ASCOM AGESB)

A Conselheira Presidente Anamalia é arquiteta, sua formação e experiência profissional nas iniciativas pública e privada tem um papel de suma importância na AGESB, que com seus conhecimentos irá presidir a agência com excelência. Além disso, Anamalia é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente, uma fato marcante para o histórico da agência.

 

Assessoria de comunicação

 


09 de abril de 2020

Competências e atendimento da AGESB

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) tem como função fiscalizar a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e também a concessionária Integração Mobilidade Urbana , por esse motivo, a AGESB informa que é o orgão competente para receber reclamações sobre os vazamentos de água na cidade e problemas com o transporte público.

Entretanto, em virtude do COVID-19 a Agência está com o atendimento presencial suspenso, porém a ouvidoria está funcionando através do email: agesb.agesb@gmail.com , também da página do facebook: AGESB e pelo telefone: 3431-5503 somente no período da manhã das 08h ás 12h.

 

Assessoria de comunicação

 


 02 de abril de 2020

CORSAN adota medidas para minimizar impactos da pandemia

Foi aprovada a isenção aos clientes de tarifa social pelos próximos 90 dias e a suspensão dos cortes por não pagamento nos próximos 60 dias.
Também, para minimizar os riscos, suspendeu a atividade da leitura em campo por prazo de 15 dias. Por conta disso, a Corsan vai fazer o envio de faturas pela média dos últimos doze meses e encaminhar aos clientes pelos Correios, na medida do possível, bem como por meios eletrônicos.
A Corsan destaca a possibilidade do pagamento por meio do débito em conta e reforça a importância do pagamento regular, uma vez que multas e juros sobre atrasos continuam em vigor.
Fonte: https://www.corsan.com.br/diretoria-da-corsan-acolhe-medidas-para-minimizar-impactos-da-pandemia-no-estado

 

Assessoria de comunicação

 


 11 de março de 2020

AGESB realiza reunião do Grupo de Trabalho

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizou reunião do Grupo de Trabalho para tratar sobre a revisão tarifária, solicitada pela Concessionária Integração Mobilidade Urbana LTDA. Na ocasião se fizeram presentes o Conselheiro Presidente Jones Dalmagro Pinto e os demais conselheiros da AGESB, assim como os representantes da Concessionária Integração e representantes da prefeitura, inclusive com a presença do secretário Edson Damião.

                                                                      Foto: ASCOM/AGESB                                                            

 

Foi ressaltado os  esforços do Grupo de Trabalho nesses três anos para a manutenção ou redução do valor da tarifa do transporte coletivo urbano.  O Conselheiro Presidente Jones Dalmagro Pinto falou que a AGESB emitirá um parecer levando em conta todas as considerações do Grupo de Trabalho e medidas tomadas pelo Poder Executivo.

 

Assessoria de comunicação

 


03  de março de 2020

AGESB participa de reunião entre Agências reguladoras

Na última sexta-feira, 28, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) representada na ocasião pelo Conselheiro Helder Bastos Piegas, reuniu-se em Santa Cruz do Sul/RS  com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (AGERST), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN-RS) e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).

                                                             Foto: ASCOM AGERGS

 A reunião tratou sobre alinhamentos e procedimentos de consenso entre as Agências. Também definiu critérios para a validação de ativos da corsan, a fim de garantir segurança nos processos de Revisão Tarifária, com aplicação de uma tarifa justa e que garanta o equilíbrio econômico-financeiro do prestador do serviço público.

 

Assessoria de comunicação

 


 

AGESB e Unipampa divulgam resultados da pesquisa de opinião sobre o transporte coletivo em Audiência Pública

Na última quarta-feira, 04, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizou em parceria com o Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) a Audiência Pública de apresentação dos dados da Pesquisa de Opinião sobre o transporte público 2019.

           Presidente da AGESB Jones Dalmagro Pinto (Créditos: ASCOM/AGESB)

Os alunos pesquisadores explicaram que a metodologia utilizada deu-se pela abordagem quantitativa. A pesquisa foi aplicada entre os dias 6 de outubro a 7 de novembro, em diversos públicos e horários diferentes nas paradas e nos coletivos. Ao todo foram aplicados 403 questionários, sendo que a margem de erro é de 5% (para mais ou para menos) e o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

              Alunas do Curso de Relações Públicas da UNIPAMPA (Créditos: ASCOM/AGESB)

A pesquisa de opinião pública concluiu-se com os seguintes dados: 34,5% dos usuários utilizam vale-transporte, 44,7% dos usuários utilizam o transporte por motivo de trabalho, 62% dos usuários utilizam o transporte cinco ou mais vezes na semana, 47,7 dos usuários consideram bom o cumprimento dos horários do ônibus, 30,8 dos usuários responderam ser ruim a acessibilidade nas paradas de ônibus, 35% dos usuários responderam ser regular a acessibilidade nos ônibus, 27% dos usuários afirmam ser ruins os assentos e coberturas nas paradas de ônibus, 45,7% consideram ruim o valor atual da passagem, 71,5 dos usuários afirmam sim ter percebido os esforços feitos para que a tarifa não tivesse reajuste e 65% dos usuários afirmam que não estão dispostos a pagar mais por um transporte diferenciado.

           Alunas apresentando os dados da pesquisa (Créditos: ASCOM/AGESB)

A média geral que os usuários atribuem aos serviços prestados é de 6,21. Para fins comparativos - em 2018  era 5,59, tendo um aumento de 0,62 no ano de 2019. A média foi calculada a partir da nota dada pelos usuários em relação a bilhetagem, identificação das linhas, atendimento dos motoristas, atendimento dos cobradores, conforto, quantidade, limpeza, lotação dos ônibus, micro ônibus e ar condicionado.

Apresentação dos dados da pesquisa (Créditos: ASCOM/AGESB)

A AGESB agradece às autoridades, aos representantes de instituições, aos líderes comunitários e aos usuários pela presença.

          Secretária executiva da AGESB Manoela Belladona Alvarez (Créditos: ASCOM/AGESB)

O relatório da pesquisa está disponível no site da AGESB, através do link: http://agesb.comunidades.net/pesquisas-de-opiniao

 

Assessoria de comunicação

 


19 de novembro de 2019

AGESB realizará audiência pública de divulgação dos resultados da pesquisa do transporte coletivo 2019 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB realizará no dia 04 de dezembro, às 19 horas, no Salão Plenário da Câmara de Vereadores a Audiência Pública de apresentação dos dados da Pesquisa de Opinião sobre o transporte público 2019, que foi realizada entre os dias 6 de outubro a 7 de novembro, em parceria da AGESB com o Curso Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.

A Audiência terá debates, espaço para manifestações, discussão sobre melhorias, também acolhimento de contribuições. Ressaltamos que a presença da comunidade será muito importante para  a melhoria do serviço do transporte coletivo.

Os dados também ficarão disponíveis no site da agência www.agesb.com.br .

 

Assessoria de Comunicação

 


07 de novembro de 2019

AGESB e UNIPAMPA realizam Pesquisa de Opinião sobre o transporte coletivo 2019  

A Pesquisa de Opinião Pública sobre o transporte coletivo 2019, estará sendo realizada até nesta  quinta-feira (07/11) , a pesquisa vem sendo aplicada dentro dos ônibus e também nas paradas desde o ínicio de outubro, uma parceria da Agência Reguladora dos Serviços Delegados de São Borja - AGESB com os alunos do Curso Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

Ao todo serão 400 questionários aplicados em todas as linhas e horários. Os alunos pesquisadores estão identificados com crachás. Ressaltamos que é de extrema importância a colaboração de todos, pois a pesquisa feita anualmente serve para fazermos uma avaliação dos serviços que estão sendo prestados.

Os resultados serão divulgados em audiência pública, que será realizada no dia 04 de dezembro às 19 horas na câmara de vereadores, também ficará disponível no site da AGESB www.agesb.com.br. 

Assessoria de Comunicação

 


29 de outubro de 2019 

 

AGESB emite resolução que disciplina a compensação financeira aos usuários da Corsan

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB homologou a resolução nº 0024/2019 que disciplina a compensação financeira aos usuários de serviços públicos delegados de abastecimento de água, serviço prestado pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan.

O processo administrativo nº 0009-1-2-2019/AGESB regulamentou a compensação financeira, que se dará sob forma de desconto na fatura dos usuários de serviços de água que sofrem com eventos de interrupção de longa duração com período de igual ou superior a 12 horas consecutivas. Exceto em casos de interrupções programadas com avisos prévios, decorrentes de situações de emergência ou estado de calamidade pública. Nestes casos, a Corsan deve informar aos usuários e a AGESB, utilizando todos os meios de comunicação, como internet, rádio, jornal, e SMS para o telefone dos usuários, com antecedência mínima de 5 dias. A resolução está disponível no endereço www.agesb.com.br.

Para elaboração do instrumento regulatório, a AGESB no mês de agosto e setembro colocou o processo para consulta pública para que a população também pudesse participar e contribuir. A AGERGS – Agência Estadual de Regulação do Rio Grande do Sul realizou o mesmo processo, sob nº 000542-39.00/18-9, e também utilizou a consulta pública, nº 5/2018, para a regulação que disciplina o serviço.

A AGESB por meio da sua assessoria de comunicação divulga e informa a população sobre avisos e alertas sobre os serviços públicos. Orienta que os usuários acompanhe seu trabalho na rede social Facebook, rádios, jornais da cidade, e no seu site institucional.

 

Assessoria de Comunicação

 


16 de outubro de 2019

 

AGESB faz visitação a  ETE

No dia 08 de outubro o Presidente e os Conselheiros da Agência Municipal de Serviços Públicos Delegados de São Borja fizeram novamente uma visitação a Estação de Tratamento de Esgoto, que está em pleno funcionamento após problemas técnicos.

Presidente e conselheiros com os técnicos na visitação a ETE (Imagem: ASCOM/AGESB)

A agente de tratamento Vanisse Rodrigues Pompeu juntamente com o técnico químico Jackson Saint acompanharam o Presidente e os Conselheiros na visitação a ETE, demonstrando cada etapa realizada. Segundo os dados fornecidos pelo técnico São Borja tem hoje 30% de esgoto tratado, e pretende chegar a 40% com as novas instalações de redes.

 

Assessoria de comunicação

 


04 de outubro de 2019

 

AGESB e UNIPAMPA iniciam aplicação da  pesquisa de opinião sobre o transporte público

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB, realizará entre os dias 6 de outubro a 7 de novembro  a pesquisa de opinião sobre a qualidade do transporte coletivo urbano 2019. Os questionários serão aplicados dentro dos ônibus pelos alunos do 4° semestre de Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA. A parceria entre o curso e a AGESB vem desde 2014, realizando as pesquisas na cidade com o objetivo de avaliar o serviço do transporte público.

A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que a comunidade pensa a respeito de algum assunto, no caso em tela do transporte público no município de São Borja. Também serve para que a Concessionária e a Agência Reguladora recebam um diagnóstico do serviço que é ofertado na cidade, se está sendo satisfatório aos munícipes ou se necessita mudanças.

A pesquisa abordará sobre acessibilidade, cumprimento de horários, atendimento dos motoristas e cobradores, inclusão dos micro-ônibus, ar condicionado, entre outros. Esta já está na sua 5ª edição, os resultados anteriores estão disponíveis no site www.agesb.com.br.

Após a aplicação os dados serão apresentados em audiência pública, com local e data a serem divulgados.

 

Assessoria de comunicação

 


25 de setembro de 2019

 

AGESB elege novo presidente

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB em reunião extraordinária realizada na última quinta-feira (19) elegeu por decisão unânime do Conselho Diretor, Jones Dalmagro Pinto como novo Presidente da AGESB. A posse foi realizada na reunião ordinária do dia 23 de setembro.

                      Ex-presidente da AGESB Helder Bastos Piegas (à esquerda) dá posse a Jones Dalmagro Pinto (à direita).

Na reunião de posse, o ex-presidente da AGESB, Helder Bastos Piegas, destacou alguns pontos da sua gestão no seu discurso de agradecimento, “Defino meu mandato na busca da integração mais efetiva da AGESB no cenário regulatório brasileiro e de convênios de cooperação entre Instituições, em especial com a Agência Estadual de Regulação do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa e Instituto Federal Farroupilha. Destaco também, a realização de consultas públicas como forma de ouvir a população e aproximar a Agência dos usuários dos serviços públicos”.

Logo após, o novo presidente Jones Dalmagro também discursou, “Pretendo continuar o trabalho desenvolvido pelo presidente anterior, visto que Agência presa pelo equilíbrio das partes, focando sempre no desenvolvimento e bem-estar da nossa comunidade. Agradeço a confiança dos conselheiros para levar a frente os trabalhos certo do apoio e união do grupo, vamos em frente”.

A lei de criação da Autarquia, nº 4.280/2010, não permite reeleição de presidentes.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

19 de setembro de 2019

 

AGESB consulta a população sobre compensação financeira aos usuários da Corsan

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB neste ano tem realizado consultas públicas para ouvir a população sobre assuntos de interesse público, ao todo já foram feitas cinco consultas. 

 

A consulta pública 06/2019 aberta, refere-se ao processo administrativo nº 0009-1-2-2019/AGESB que trata sobre a compensação financeira aos usuários de serviços públicos delegados de abastecimento de água -  Corsan em decorrência de interrupção de longa duração.

Importante esclarecer que a compensação financeira é a indenização da Corsan ao usuário quando a interrupção de água por período de igual ou superior a 12 horas consecutivas.

Qualquer pessoa pode participar da consulta pública, o prazo para encaminhar contribuições indicando críticas, sugestões ou observações é até dia 21 de setembro (sábado). Os interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico www.agesb.com.br/consultas-publicas, ler o processo, e anexar a sua contribuição por meio de documentações. Ainda pode enviar pelos correios ou protocolar na sede da AGESB, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206. Os horários para protocolar são de segunda à sexta, pela manhã das 08h às 12h e pela tarde das 14h às 17h. No envelope deve ser mencionada “consulta pública 06/2019”. Em casos de dúvidas, entrar em contato pelo 3431-5503.

 

Assessoria de Comunicação

 


16 de setembro de 2019 

 

AGESB e AGERGS encontram-se no Congresso Brasileiro de Regulação

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS estiveram presentes no XI Congresso Brasileiro de Regulação, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR entre os dias 14 e 16 de agosto.

Helder Bastos Piegas e Cleber Domingues da AGERGS no XI Congresso Brasileiro de Regulação

No decorrer do maior evento de regulação do país, a AGESB representada pelo presidente Helder Bastos Piegas e a AGERGS discutiram sobre diversas temáticas, como os avanços na área de regulação no Rio Grande do Sul, tecnologia, e principalmente sobre o saneamento básico. Tramita o convênio de cooperação técnica entre AGESB e a AGERGS, com a finalidade de colaboração mútua e melhoria na regulação, proporcionando maior segurança técnica e proximidade com os usuários, Poder Concedente e Concessionária.

Fez parte do Congresso também a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul - AGESAN – RS. Durante a integração foi cogitada a possibilidade de um encontro estadual entre as agências reguladoras.

 

Assessoria de Comunicação

 


11 de setembro de 2019

 

AGESB participa de Congresso Brasileiro de Regulação

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB representada pelo presidente Helder Bastos Piegas, participou do XI Congresso Brasileiro de Regulação realizado nos dias 14 a 16 de agosto.  O evento bienal realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR é o mais importante da área de regulação do país e reuniu mais de 800 participantes.

AGESB participa pela primeira vez do Congresso Brasileiro de Regulação

O evento tem como objetivo buscar a mútua colaboração entre as agências reguladoras por meio do intercâmbio de experiências e conhecimentos, o aperfeiçoamento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo o país. Além de proporcionar discussões mais profundas sobre a regulação e a temas essenciais para a vida dos cidadãos, como saneamento básico, transporte coletivo, inovação, entre outros.

Neste ano o Congresso teve como temática central “A Qualidade da Regulação e o Desenvolvimento de um País”, as discussões ocorreram por meio de palestras nacionais e internacionais, mesa de debates e apresentações de trabalhos técnicos. “Muito importante saber a evolução histórica e os serviços prestados aos cidadãos pelas Agências e as perspectivas e desafios que teremos pela frente no Brasil” comenta o presidente Helder Piegas sobre a experiência em participar do evento.

A participação da AGESB no XI Congresso Brasileiro de Regulação foi possível após a associação da Agência com a ABAR efetivada no mês de abril.

 

Assessoria de Comunicação

 


28 de agosto de 2019

AGESB recebe nova conselheira

Na reunião extraordinária desta terça-feira (27) a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB recebeu a nova integrante do Conselho Diretor, Anamalia Alvarez Gerhardt Mezzomo. A arquiteta se apresentou para os conselheiros, expôs suas experiências, estudos e sua satisfação em poder contribuir e  fazer parte da agência reguladora.


AGESB agradece a advogada Ana Lucia Tatsch e deseja boas vindas à nova conselheira Anamalia Alvarez Gerhardt Mezzomo.

Na mesma reunião a AGESB despediu-se da advogada Ana Lucia de Paula Tatsch. No ato, o Conselho Diretor agradeceu o seu empenho, profissionalismo e dedicação durante os três anos que pertenceu ao Conselho Diretor da Agência.

 

Assessoria de Comunicação

 


26 de julho de 2019

 

AGESB decide sobre reajuste do estacionamento rotativo

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB emitiu a resolução 0016/2019 sugerindo o índice de reajuste tarifário de 4,37% para a empresa Stacione, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade. A empresa pediu o índice de 7,5%. O reajuste tarifário está previsto no contrato de concessão entre a empresa e o Município.

Em maio a empresa encaminhou o pedido de reajuste para a Agência Reguladora, este após análise foi acolhido pela Agência. Foram realizadas reuniões entre a AGESB, a Prefeitura e a Stacione. O Conselho Diretor estudou o processo administrativo nº 00010-9-2019/AGESB, e também buscou ouvir a população sobre o reajuste por meio da consulta pública 04/2019/AGESB que ficou disponível no início deste mês.

O parecer já foi encaminhado para o Poder Concedente em que irá analisar e fixar o índice a ser aplicado.

Assessoria de Comunicação

 


25 de julho de 2019

 

População tem a oportunidade de contribuir com sugestões sobre o Regulamento dos serviços de água e esgoto

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja - AGESB abriu na última sexta-feira (18) a consulta pública 05/2019/AGESB para que a população encaminhe contribuições para o regulamento de água e esgoto de 2019. O regulamento analisado foi aprovado pela AGERGS no processo nº 000465-39.00/17-4, na qual passou por consulta e audiência pública, e agora está sendo analisado pela AGESB para ser aplicado no município de São Borja.

O regulamento é o documento que disciplina a prestação do serviço de abastecimento de água e esgoto sanitário cujas localidades sejam atendidas pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. Este já está sendo aplicado em cerca de 300 municípios do Estado.

A AGESB reforça a importância da população de participar e contribuir com as consultas públicas para o aprimoramento dos serviços públicos. As consultas públicas são instrumentos democráticos que os cidadãos podem se manifestar por meio de sugestões, opiniões e observações a cerca de assuntos de interesse público.

A consulta 05/2019/AGESB ficará disponível até dia 12 de agosto. Os interessados em contribuir devem acessar o endereço w.w.w.agesb.com.br/consultas-publicas, ler o processo, preencher o formulário e anexar as contribuições por meio de documentações. Ou ainda, protocolar ou enviar pelos correios para a sede da Agência, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206, rua Félix da Cunha, n° 90, Centro. No envelope deve ser mencionado “Consulta Pública nº 05/2019/AGESB". Em casos de dúvidas, devem contatar pelo telefone 3431-5503. 

 

Assessoria de Comunicação

 


10 de julho de 2019

 

AGESB incentiva a participação em consultas públicas

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB desde maio deste ano utiliza o instrumento de coleta de opiniões, consultas públicas. Estas têm a função de auxiliar no subsídio das normas regulatórias e as decisões sobre assuntos ligados aos serviços públicos.

As consultas públicas fazem uma ponte entre órgãos públicos com a sociedade, afim de buscar participação por meio de contribuições da população. A AGESB está com a quarta consulta pública aberta, a 04/2019/AGESB ficará disponível até o dia 12 de julho (sexta-feira). Nesta, a autarquia busca contribuições sobre o processo de reajuste tarifário da empresa Stacione, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade.

Os interessados em contribuir devem acessar o endereço w.w.w.agesb.com.br/consultas-publicas, ler o processo, preencher o formulário e anexar as contribuições por meio de documentações. Ou ainda, protocolar ou enviar pelos correios para a sede da Agência, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206, rua Félix da Cunha, n° 90, Centro. Em casos de dúvidas, devem contatar pelo telefone 3431-5503. 

 

Assessoria de Comunicação

 


02 de julho de 2019

 

AGESB acompanha reinício das obras da Corsan

No dia 27 de junho, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB participou do evento de reinício da nova fase de obras da Companhia Riograndense de Saneamento- Corsan. Na nova fase, serão implantadas redes coletoras de esgotamento sanitário na zona Sul do Município, abrangendo todas as áreas do sentido Centro-Sul.

AGESB acompanha reinício das obras da Corsan (Imagem: ASCOM/AGESB)

O projeto prevê que em poucos anos que São Borja atingirá cerca de 50% de coleta de esgoto, índice maior que na região Sul, que é de cerca 43,83%. Segundo os dados do Instituto Trata Brasil, a população brasileira tem em torno de 52,36% de acesso à coleta de esgoto.

Com a retomada das obras no mês do meio ambiente a AGESB reafirma seu compromisso em trabalhar para o aprimoramento dos serviços públicos, buscando e apoiando soluções que beneficiam a população.

Assessoria de Comunicação

 


12 de junho de 2019

 

AGESB filia-se à Associação Brasileira de Agências de Regulação

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB filiou-se à rede nacional de agências reguladoras, por meio da Associação Brasileira de Agências de Regulação- ABAR. A aprovação foi realizada em assembleia geral na sede em Brasília, com associados de diversos representantes de agências reguladoras do Brasil.

Assembleia geral que aprovou a filiação da AGESB a ABAR (Créditos da imagem: ABAR)

Esta filiação é prevista para agências legalmente constituídas e possibilitará que a autarquia aprimore a regulação e a sua capacidade técnica, a partir da participação de cursos, congressos e demais eventos oferecidos pela ABAR. Ainda, contribuirá para o avanço e consolidação da atividade regulatória no município, na região e no Brasil.

A ABAR foi criada em 1999, com 35 agências associadas, objetivando contribuir para consolidação das atividades regulatórias no País. Atualmente, a Associação possui 61 agências filiadas.

 

Assessoria de Comunicação

 


31 de maio de 2019

 

AGESB consegue com que São Borja mantenha-se em taxa de revisão da Corsan com índice baixo de 7,69%

 A população de São Borja terá economia de mais de 1,5 milhão de reais

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB a partir do trâmite do convênio de cooperação técnica com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS define a taxa de revisão tarifária da Corsan com índice de 7,69% para cerca de 300 municípios do Estado, e mais São Borja. A conquista deste convênio acarretará uma economia de mais de 1,5 milhão de reais anual à população de São Borja.

A AGESB consegue com muito estudo e trabalho junto a AGERGS que o índice da revisão tarifária que ocorre a cada cinco anos conforme o contrato mantenha-se a cerca de 9% abaixo do pedido pela concessionária apenas para São Borja. A previsão é que o índice entre em vigor no dia 01 de julho de 2019. A Agência destaca que a importante conquista será efetivada quando o poder Legislativo e o Executivo aprovarem o projeto de lei que celebra o convênio entre as agências reguladoras. Caso, contrário, sem este convênio o índice da revisão tarifária da Corsan, para o Munícipio de São Borja seja em torno de 16,96%, conforme pedido inicial.

 

Assessoria de Comunicação

 


29 de maio de 2019

 

AGESB analisa pedido de revisão tarifária da Stacione

A AGESB recebeu no mês maio o pedido de revisão tarifária da concessionária Stacione, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade.  A agência reguladora abriu o processo administrativo nº 00010-9-2019/AGESB e o pedido está sobre análise do Conselho Diretor.

 

Assessoria de Comunicação

 


27 de maio de 2019

 

AGESB participa de audiência pública sobre revisão de tarifa

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB na segunda-feira (13/05) participou da audiência referente à revisão tarifária ordinária da Corsan, em Porto Alegre na sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS.

Presidente da AGESB na audiência pública em Porto Alegre. (Créditos da imagem: AGERGS).

A revisão prevista em contrato, e que ocorre a cada 05 anos em todo o Estado, a Corsan apresentou em primeiro momento o índice de 16,96%, e posteriormente incluindo a AGESB, que regula o Munícipio de São Borja, de 13,54%. A Agência de Regulação do Estado apresentou preliminarmente com estudos técnicos o índice de 7,30%. O processo segue sendo analisado com as contribuições técnicas para resultar no parecer final da revisão.

A AGESB ressalta a importância do convênio com a AGERGS, pois o Município de São Borja irá participar do índice subsidiado proposto para todo o Estado. Caso não ocorresse esta parceria, o índice calculado para a cidade poderia ser de 16,96%, ou seja, o convênio acarretará uma economia de mais de Hum milhão de reais a população de São Borja.

Ainda, a Agência de Regulação de São Borja enfatiza que mesmo efetivando o Convênio, as atividades de regulação e fiscalização continuam como função da AGESB.

Também informa também que abriu prazo de consulta pública, para acolher sugestões e contribuições dos interessados a respeito da Revisão de tarifa 2019, tudo conforme Processo administrativo nº 0008-1-2-2019/AGESB. As consultas estão disponíveis em www.agesb.com.br/consultas-publicas. Os usuários podem procurar a autarquia para sugestões e reclamações por meio da ouvidoria, no telefone 3431-5503, pelo site, ou na sede física na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Comunicação

 


15 de maio de 2019

 

AGESB informa sobre o trâmite do pedido de revisão da Corsan

Em São Borja a AGESB informa que está em trâmite o pedido de revisão tarifária de 16,96% da Corsan, concessionária responsável pelo abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Este foi encaminhado para a agência no mês de março. Seguindo a função da autarquia, foi aberto processo administrativo nº 0008-1-2-2019/AGESB e está em análise do conselho diretor. Paralelamente tramita o processo 0009-1-2/2019 que trata do convênio entre a AGESB e a AGERGS na qual busca a tarifa mais justa e equilibrada para o Município.

 

Assessoria de Comunicação

 


07 de maio de 2019

 

AGESB e AGERGS encaminham acordo pioneiro entre agências reguladoras no Brasil

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB, representada pelo presidente Helder Bastos Piegas, comunica que está em andamento o acordo de cooperação técnica entre AGESB e AGERGS, representada pelo presidente Isidoro Zorzi. O acordo alinha esforços de forma cooperada entre os órgãos reguladores, a fim de proporcionar melhor estudo e ação técnica e intercâmbio de conhecimento tanto a nível de regulação econômica como de regulação técnica. 

Presidente da AGESB, Helder Piegas (à esquerda) e o presidente da AGERGS, Isidoro Zorzi (à direita) em reunião no mês de março em Porto Alegre. 


Este acordo é um dos pioneiros na regulação brasileira, sendo feito por uma Agência Reguladora Estadual e uma Agência Reguladora Municipal com a finalidade de cooperação mútua e melhoria na regulação, proporcionando maior segurança técnica e proximidade com os usuários, Poder Concedente e Concessionária. 

Em março a Corsan encaminhou o pedido de revisão tarifária periódica 2019 para a AGESB, sendo que a tarifação proposta pela Concessionária foi de 16,96% de índice de reposicionamento tarifário. Foi aberto o processo administrativo nº 0008.1.2.2019/AGESB e será pautada audiência pública para diálogo para posterior conclusão.

A perspectiva proposta é que com o acordo de cooperação entre AGESB e AGERGS, o Município de São Borja terá acesso à base de subsídios cruzados de cerca de 300 munícipios do Rio Grande do Sul, como recomendação de índice de reposicionamento tarifário em torno de 7,30% na revisão tarifária 2019.

A AGESB ressalta que a revisão tarifaria está disposta no contrato de concessão entre Munícipio e a Concessionária, na cláusula décima quarta, e são feitas a cada cinco anos. O contrato está disponível no endereço www.agesb.com.br. Enfatiza também que é de suma importância a cooperação entre os entes envolvidos Agência Reguladora, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Concessionária e usuários proporcionar a cidade de São Borja uma tarifa mais justa e módica.

 

Assessoria de Comunicação

 


26 de abril de 2019 

 

AGESB prorroga prazos das consultas públicas

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB resolveu por meio da resolução nº 005/2019, prorrogar até dia 04 de maio para interessados encaminhar contribuições, críticas, sugestões ou observações sobre as consultas públicas 01/2019/AGESB e 02/2019/AGESB, estas abertas desde o dia 05 de abril.

A consulta pública 01/2019/AGESB trata do aprimoramento da minuta da resolução que disciplina o serviço de limpeza de fossa séptica prestado pela Corsan sob demanda do usuário, e a 02/2019/AGESB trata da minuta do contrato de adesão aos serviços de abastecimento de água, e/ou coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário.

A Agência está usando pela primeira vez o instrumento de coleta de opinião que subsidia as normas regulatórias e as decisões sobre assuntos ligados aos serviços públicos. Para participar o interessado deve acessar www.agesb.com.br/consultas-publicas, ler as minutas, preencher o formulário e anexar as contribuições por meio de documentações. Ou ainda, protocolar ou enviar pelos correios para a sede da Agência, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206, rua Félix da Cunha, n° 90, Centro. Em casos de dúvidas, deve contatar pelo telefone 3431-5503.

 

Assessoria de Comunicação

 


18 de abril de 2019

 

AGESB indefere pedido de revisão tarifária do transporte coletivo urbano 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB não acolheu o pedido de revisão tarifária encaminhado no mês passado pela empresa Integração Mobilidade Urbana. A autarquia seguiu a resolução normativa 001/2013/AGESB, que determina a formulação de um parecer preliminar sobre o pedido, no qual decide se há continuidade no pedido.

 A preliminar entendeu que o reequilíbrio do contrato já foi equilibrado a partir de aditivos contratuais e alterações efetivas por Ordens de Serviços e Leis.

No parecer emitido na quinta-feira (11/04) durante a reunião do conselho diretor, a AGESB destacou os pontos que consideraram e justificaram o indeferimento. Entre eles estão o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em abril de 2018, a intensificação de reuniões e estudos do Grupo de Trabalho formado pela AGESB, Prefeitura Municipal e a Integração, o parecer da assessoria jurídica da Autarquia, e o Termo Aditivo de março de 2019 que introduz os micro-ônibus e otimizações do serviço, que resulta no reequilíbrio econômico financeiro do contrato. “Considerando que, o Termo Aditivo nº 04 de 01 de março de 2019, manteve a remuneração da empresa, com introdução dos micro ônibus e consequentemente retirada de cobradores e diminuição e otimização de linhas, redução de percurso, diminuição de impostos (mediante Lei Complementar nº 112 de 13/12/2018); garantindo mediante este mecanismo, o reequilíbrio econômico financeiro do contrato”, cita o parecer.

 

O entendimento sobre o parecer do Conselho Diretor foi unâmine, e este foi encaminhado na sexta-feira (12/04) para o Poder Concedente e para a empresa Integração. Acesse o parecer (CLIQUE AQUI). 

 

Assessoria de Comunicação

 


08 de abril de 2019

 

AGESB realiza consultas públicas

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB divulga e convida a população para participar das consultas públicas que serão utilizadas pela autarquia para subsidiar as normas regulatórias e as decisões sobre assuntos ligados aos serviços públicos. As consultas públicas são instrumentos de coleta de opinião, contribuições, manifestações e sugestões que servem para fazer ponte entre órgãos públicos e a sociedade, e estão previstas na instrução normativa 002/2013/AGESB.

As consultas públicas estão disponíveis para envios de contribuições a partir do dia 05 até dia 24 de abril, sendo esta a data limite. Estão abertas as consultas públicas 01/2019/AGESB e 02/2019/AGESB, a primeira trata do aprimoramento da minuta da resolução que disciplina o serviço de limpeza de fossa séptica prestado pela Corsan sob demanda do usuário, e a segunda da minuta do contrato de adesão aos serviços de abastecimento de água, e/ou coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário. As referidas minutas já estão disponíveis no site da AGESB.

Os interessados em contribuir devem acessar o endereço agesb.com.br/consultas-publicas, ler as minutas, preencher o formulário e anexar as contribuições por meio de documentações. Ainda, é possível protocolar ou enviar por correio para a sede da Agência, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206, Félix da Cunha, n° 90.

A AGESB reforça a importância da sociedade participar das consultas, pois é uma forma de exercer cidadania, e colaborar junto com a agência reguladora em decisões que possam aprimorar os serviços públicos de São Borja. 

 

Assessoria de comunicação

 


 

15 de março de 2019

 

AGESB reúne- se com EPTC visando cooperação técnica

O presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB, Helder Bastos Piegas, reuniu-se com a chefe de Gabinete da Presidência, Giovana Albo Hess, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre- EPTC, para inicio de estudo visando parceria de cooperação e auxílio técnico, principalmente nos processos de revisão e reajuste tarifário.

Presidente da AGESB na sede da EPTC em Porto Alegre.

Ainda no mês passado, a AGESB recebeu da concessionária Integração o pedido de revisão tarifária. Está sendo analisada a justificativa do pedido, após será emitido parecer preliminar e se justificável será aberto processo na Agência, para estudo do pedido e calcular tecnicamente o possível valor da tarifa, sendo que o resultado pode ser similar, maior ou menor que valor atual da passagem.  No processo, a AGESB enfatiza que buscará diálogo com a população na forma legal, por meio de consulta ou audiência pública para ouvir os usuários dos serviços de transporte público.

No processo de revisão anterior, as medidas adotadas mediante TAC e acrescentadas no Contrato Vigente possibilitaram a redução da tarifa para R$3,55. E durante todo o ano, o grupo de trabalho formado pela AGESB, Integração e a Prefeitura buscaram formas de otimizar o serviço para que a tarifa se mantivesse no valor ou até mesmo, diminuísse.

Durante a reunião na EPTC foram informadas todas essas questões que abrangem a regulação do serviço de transporte realizada pela AGESB. A parceria entre a empresa e a AGESB possibilitará maior conhecimento técnico auxiliando a Agência na sua função de regulação.

 

Assessoria de Comunicação

 


17 de janeiro de 2019

 

AGESB orienta usuários sobre dejetos sólidos despejados nas redes coletoras de esgoto

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB orienta usuários a evitar despejar resíduos sólidos nas redes coletoras, pois a rede é apenas para resíduos líquidos. Durante períodos de chuvas intensas as redes de esgoto podem não conseguir fluir por causa dos resíduos sólidos, podendo ocorrer obstruções e extravasamentos em toda a cidade. As redes de esgoto pluvial são de responsabilidade do Município, já as redes de esgotamento sanitário são de responsabilidade da Corsan, esta fiscalizada e regularizada pela AGESB.

Esta preocupação da Agência e da Concessionária já foi debatida em reunião no ano passado. Na época foi esclarecida para a população a situação em que haviam sidos encontrados, durante a realização dos serviços de desobstrução de esgoto nas redes coletoras, grandes quantidades de materiais plásticos, roupas, animais, substâncias oleosas, restos de alimentos, entre outros dejetos sólidos.

A AGESB lembra que os lixos jogados em vias públicas podem acabar por serem arrastados para as redes de esgoto. E que o serviço de manutenção do esgoto, como desobstruções, demandam recursos e custos. A responsabilidade e a conscientização são de todos, visto que pequenos hábitos evitam transtornos e riscos do contato com o esgoto sem tratamento.

 

Assessoria de Comunicação

 


21 de dezembro de 2018

 

AGESB e Unipampa divulgam resultados da pesquisa de opinião sobre o transporte coletivo em audiência pública

Na última terça-feira, 18, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizou em parceira com o Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa a audiência pública de apresentação e divulgação dos resultados da pesquisa de opinião com a percepção do usuário sobre o transporte coletivo urbano.

Na audiência pública, a AGESB, Entidades e usuários (Créditos: ASCOM/AGESB)

No evento, foram explicadas todas as fases da pesquisa de opinião. O professor Valmor Rhoden explicou sobre a metodologia utilizada. Foram aplicados 400 questionários, contendo 23 perguntas. Foram aplicados em paradas, em bairros e dentro de coletivos em todas as linhas de ônibus da cidade, de 1º a 16 de novembro. Os usuários foram abordados em horários diferentes, o que possibilitou uma variedade de opiniões dos usuários. O nível de confiança da pesquisa de opinião é de 95% e a margem de erro é de 5 % para mais ou para menos.  

Professor Dr. Valmor Rhoden e alunos apresentaram a pesquisa de opinião (Créditos: ASCOM/AGESB)

Alguns dados importantes são em relação a utilização dos coletivos, 33,93% dos usuários utilizam os coletivos para estudo e 28,24% utilizam para trabalho, 63% dos usuários utilizam o meio de transporte cinco vezes ou mais por semana, 36,75% consideram regular os horários dos ônibus, assim como 39% dos usuários consideram regular o tempo de espera dos coletivos. 28,25% apontam como ruim a acessibilidade do transporte público, em relação a fiscalização 49,5% desconhecem sobre a fiscalização ou não quiseram responder para os entrevistadores. 53% dos usuários consideram satisfeitos em relação aos funcionários da empresa Integração, sobre a utilização de um aplicativo de mobilidade urbana, 55,25% responderam que sim utilizariam. 50,75% dos usuários consideram regular os atuais itinerários, 38,25% estão insatisfeitos com as coberturas das paradas de ônibus da cidade, 47,25% consideram muito ruim o valor da passagem, 49,75% responderam que não houve nenhuma melhoria no serviço desde 2017.
Por fim, a média geral (de zero a dez) sobre a satisfação dos usuários foi de 5,59, esta média foi calculada a partir da nota dada pelos usuários em relação ao sistema de bilhetagem, identificação das linhas, atendimento, segurança, conforto, quantidade da frota, limpeza, lotação e ar condicionados.

No espaço aberto, o presidente da AGESB Helder Piegas mediou as discussões entre os participantes (Créditos: ASCOM/AGESB)

A AGESB agradece a participação dos vereadores Élvio Feltrin, Adão Santiago Floriano e o Djalma Pires Leal Junior, o secretário Edson Damião Ribas e a diretor de trânsito Airton Rocha, os representantes do Instituto Federal Farroupilha e da Universidade Federal do Pampa, os representantes da concessionária Integração e os usuários presentes. A Agência destaca um dos pontos altos da audiência, que foram as discussões produtivas que ocorreram durante o espaço aberto, mesmo havendo baixa participação dos usuários do transporte sendo que este era o espaço adequado para manifestações e discussões para melhorias do serviço.

Por fim, na audiência pública a AGESB junto com os vereadores e a Prefeitura se comprometeram em estudar os resultados da pesquisa para propor e decidir melhorias no serviço de transporte coletivo.

O relatório da pesquisa está disponível no site da Agesb, através do link: http://agesb.comunidades.net/pesquisas-de-opiniao

 

Assessoria de Comunicação

 


14 de dezembro de 2018

 

AGESB realizará audiência pública sobre o transporte na próxima semana

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB realizará na próxima terça-feira (18), às 19h30, no Salão Plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública de apresentação dos resultados da pesquisa de opinião sobre o transporte coletivo urbano.

A pesquisa faz parte da parceria da AGESB com o curso de Relações Públicas da Unipampa. Durante a disciplina de Pesquisa Opinião, um grupo de acadêmicos questionou os usuários sobre assuntos relacionados ao transporte público. No final de novembro, no encerramento da disciplina foram apresentados os resultados para a AGESB. 

Agência desde então, realizou todo o trâmite burocrático dentro dos prazos legais para a realização do evento. Assim vem divulgando e convidando a população são-borjense para participar da Audiência Pública que apresentará estes resultados. A AGESB ressalta a importância da presença dos usuários, pois haverá espaço aberto para manifestações e sugestões de melhorias futuras, para que assim possam ser construídas novas propostas, novos estudos e auxilie em decisões da Agência.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

05 de dezembro de 2018

 

AGESB realizará Audiência Pública no dia 18 de dezembro sobre a pesquisa de opinião do transporte público

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja - AGESB participou da primeira apresentação dos dados da pesquisa de opinião de 2018, sobre a qualidade do transporte público do Município, esta realizada na sexta-feira passada, no auditório da Unipampa.

Após a apresentação o presidente Hélder Piegas anunciou a data da Audiência Pública que será realizada no próximo dia 18, na Câmara de Vereadores, às 19h30.

Apresentação da pesquisa para AGESB e convidados no auditório da Unipampa. (Foto: Taíse Velmud)

O Presidente enfatiza a importância da população são-borjense participar, ir no evento público, pois além da exposição do resultado da pesquisa, ocorrerá espaço aberto para que usuários possam encaminhar contribuições de sugestão de melhorias no serviço.

A AGESB destaca que o setor de Comunicação está trabalhando para divulgar o convite da audiência pública e reforçar a participação dos usuários deste serviço.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

 30 de novembro de 2018

 

AGESB realiza palestra na Semana Contábil da escola Olavo Bilac

Neste mês de novembro, os representantes da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB ministraram uma palestra para o Curso Técnico em Contabilidade da escola Olavo Bilac. A participação ativa dos alunos tornou o momento agradável e produtivo para ambas as partes.

Durante a exposição, o presidente Hélder Piegas e o contador André Rockenbach explicaram sobre a criação e da AGESB, através de Lei e Decreto regulamentador e da sua função e atuação como órgão regulador e fiscalizador, e ainda sobre funcionamento das suas atividades em São Borja.


Representantes da AGESB e os professores de Contabilidade.

Em um segundo momento, os representantes da Agência explicaram sobre o processo tarifário, como a diferença entre o reajuste e a revisão, além de explicar sobre todo o trâmite da abertura do processo na AGESB, a documentação exigida e analisada, a aplicação da planilha GEIPOT e a influência do Índice de Passageiros por Quilometragem (IPK) no cálculo técnico.

A AGESB agradece o convite da Escola e destaca a importância em se aproximar da comunidade estudantil para criar parcerias e convênios para futuras atividades.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

14 de novembro de 2018

 

AGESB confere andamento da pesquisa de opinião sobre o transporte público

Na última reunião do Conselho Diretor da AGESB participaram o professor do curso de Relações Públicas Valmor Rhoden e a acadêmica representante do grupo que está responsável pela aplicação. A Agência e o Curso são parceiros desde 2015, e neste ano estão realizando a quarta edição da pesquisa de opinião sobre a qualidade do transporte público da cidade

 

A pesquisa está sendo realizada desde o dia 1º e termina no dia 16 deste mês.

Na conversa o professor Valmor, que é orientador da disciplina de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas, destacou a importância da mesma e a parceria como forma de interação com a sociedade local, pois são os dados da investigação que mostrarão uma projeção da realidade do serviço prestado. Por fim o professor reafirmou que os alunos estão sendo orientados durante todo o processo e foram preparados para o momento da aplicação e para ouvir os usuários.

De forma conjunta, a Agência e a Disciplina desenvolveram os questionários da pesquisa de 2018, com questões que abordam assuntos específicos como fiscalização, lotação, horários, acessibilidade, atendimento entre outros. O instrumento teve alguns ajustes e atualizações, porém manteve a sua estrutura inicial. Ainda é a partir do cruzamento de dados da edição atual com os dados das anteriores que a AGESB verificará os indicadores de qualidade do serviço de transporte público.

A pesquisa de opinião sobre a qualidade do transporte público está sendo aplicada desde o dia 1º novembro, com previsão de encerramento no dia 16, sexta-feira. A AGESB orienta que os usuários cedam alguns minutos do seu tempo para responderem as questões. Lembra também que os pesquisadores estão identificados com crachás e estão ouvindo a opinião dos usuários de todas as linhas de ônibus da cidade, dentro dos coletivos e nas paradas em diferentes horários e turnos.

Os dados da pesquisa serão apresentados em audiência pública, aberta para população em geral, realizada em Dezembro, com dia e o local a serem divulgados.

 

Assessoria de Comunicação

 

 

 


 

12 de novembro de 2018

 

AGESB e IFFar planejam o desenvolvimento de aplicativo de mobilidade urbana para os ônibus

A AGESB e o curso Bacharelado de Sistemas de Informação vêm articulando conversas sobre convênios e parcerias há alguns meses. Nestas conversas surgiu a possibilidade da criação de um aplicativo de mobilidade urbana para os ônibus. No último dia 22, reuniram-se na sede da Agência o Conselho Diretor, o professor Bruno Siqueira, o gerente da Integração Luciano Abrantes e o chefe de fiscalização Marcelo Zanella para conversar e alinhar os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto.

Visando melhorar a mobilidade dos usuários, a partir da segurança e eficiência do transporte público, a função do possível aplicativo é mostrar a localização e estimativa de tempo real de deslocamento do ônibus até a parada do usuário. O projeto está sendo baseado nas cidades do exterior e tem potencial de ser referência de tecnologia na região.


 
O aplicativo mostrará o tempo aproximado dos ônibus para os usuários.

O professor explicou que o projeto passará por três fases. A primeira será de mapeamento das paradas de ônibus da cidade, informação de linhas e nomenclaturas utilizadas, a segunda fase consiste na criação de um software específico para digitalizar as informações e disponibilizar na internet, e a terceira será a fase em que o aplicativo dialogará com todos os dados, assim, sendo esta a fase da implementação. Ainda, informou sobre a participação da Prefeitura no projeto, sendo também firmado um convênio entre a mesma e a instituição de ensino.

O professor expôs que cada fase necessita de um tempo para ser desenvolvida, e em torno de um ano e meio a dois anos é a estimativa para colocar o projeto acessível para a população.

Na reunião a empresa Integração se colocou à disposição de auxiliar e conceder todas as informações para o andamento do projeto. Já a AGESB auxiliará na parte burocrática, e em mediar a relação com o Poder Concedente e o Poder Legislativo.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

06 de novembro de 2018

 

AGESB recebe pedido de reajuste das tarifas do serviço de táxi

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja- AGESB recebeu no dia 01 de novembro o pedido de reajuste das tarifas do serviço de transporte individual de passeiros – Táxis. Conforme a função da Agência, prevista na sua lei de criação, abriu-se um processo administrativo para analisar o pedido pelo Conselho Diretor.

Assessoria de Comunicação

 


01 de novembro de 2018

 

AGESB e Unipampa iniciam aplicação da pesquisa de opinião sobre o transporte público

As pesquisas de opinião sobre o transporte público são realizadas desde 2015 com a parceira da AGESB e o Curso de Relações Públicas da Unipampa. As pesquisas tem o objetivo de avaliar a qualidade do serviço de transporte público prestado na cidade. Partindo dos resultados, a AGESB estuda e toma decisões para melhorias do serviço. Além de definir indicadores de qualidade para serem seguidos pela empresa.

A AGESB utiliza as pesquisas de opinião para definir indicadores de qualidade do transporte.

Este ano as pesquisas serão aplicadas entre os dias 1º a 16 de novembro. Os usuários serão questionados sobre temas específicos dos coletivos, entre eles os horários, linhas, atendimento, lotação, acessibilidade, entre outras questões importantes.

A AGESB orienta aos usuários que ao serem abordados pelos entrevistadores, que cedam alguns minutos para responder as perguntas. Os entrevistadores estarão identificados com crachás e abordarão os usuários dentro dos coletivos e nas paradas de ônibus da cidade em diferentes horários. Os resultados da pesquisa de opinião serão apresentados em audiência pública, aberta para toda população, com data divulgada em breve.

 

Assessoria de Comunicação

 


28 de setembro de 2018

 

Professor e alunos do curso técnico de contabilidade visitam AGESB

AGESB recebeu no último dia 18, em sua sede física, o professor Pedro Costa e os alunos do curso Técnico em Contabilidade da Escola Olavo Bilac. Os alunos estão na fase de conclusão do curso, e para seu pré-projeto escolheram estudar a AGESB, assim buscando entender como é o funcionamento de um órgão público de regulação e fiscalização.

Professor e alunos conversam sobre os processos da Agência com o conselho diretor (Créditos: ASCOM/AGESB)

Na conversa, o presidente da Agência, Helder Bastos Piegas, explicou sobre o surgimento das agências. Estas autarquias criadas por lei, com a função de regular e fiscalizar. Explicou ainda que a AGESB tem segue sua missão de harmonizar os interesses entre o Município, as empresas e os usuários, agindo de forma técnica e apartidária.

No decorrer da visita, foram desenvolvidos assuntos sobre com a fiscalização dos serviços delegados, sobre os processos e canais de atendimento da AGESB e também sobre as pesquisas de opinião.

O ponto com maior interesse do professor e dos alunos foi em relação aos processos de reajuste e revisão, principalmente da revisão tarifária do transporte público deste ano. Foi esclarecido que a revisão é feita a partir do cálculo técnico, a partir da planilha GEIPOT, esta prevista no Contrato Vigente. Estas podem ser acessadas no site institucional da Agência.

Por fim, a AGESB ressalta que ficou contente em participar do trabalho dos alunos. A Agência está à disposição da população em geral, para atendimento, esclarecimentos, informações ou dúvidas relacionadas aos serviços de saneamento básico e transporte urbano.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

14 de setembro de 2018

 

Integração comunica AGESB sobre realização de curso de atendimento ao cliente

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB, responsável por fiscalizar o serviço de transporte público urbano do Município, recebeu a cópia dos certificados de conclusão de curso de qualificação de todos os motoristas e cobradores da empresa Integração Mobilidade Urbana. Estes realizaram o curso de Atendimento ao Cliente e Como lidar com Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

O curso presencial ministrado pelo Serviço Social e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte- SEST/SENAT em Uruguaiana, realizado e concluído no primeiro semestre do ano, qualifica os colaboradores da empresa para realizarem um melhor atendimento aos seus clientes, principalmente aos usuários do transporte que possuem alguma deficiência e necessitam de maior atenção. O curso teórico e prático abordou desde o momento de relacionar com o usuário, até a compreensão das deficiências e necessidades de cada tipo de indivíduo.

A AGESB elogia e incentiva a empresa em investir em cursos de qualificação para seus funcionários, visto que o bom atendimento traz benefícios para os usuários do transporte público da cidade. Ainda é fiscalizado pela Agência, no qual o resultado é mensurado nas pesquisas de opinião. 

 

Assessoria de Comunicação

 


 

24 de agosto de 2018

 

AGESB e  Stacione debatem sobre melhorias no estacionamento rotativo

No dia 14 de agosto, terça-feira, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja - AGESB recebeu em sua sede os representantes da empresa de estacionamento rotativo de São Borja, Stacione. Participaram da reunião do Conselho Diretor o gerente Carlos Vilibaldo Hessler, o supervisor Leandro Pereira da Luz, e o assessor jurídico Marcelo Gonçalves.

(Conselheiros da AGESB e os representantes da Stacione)

Durante a conversa, os conselheiros explicaram a situação do pouco tempo máximo para estacionar nas vagas. Assim, questionaram a empresa sobre a possibilidade de aumentar este período. Atualmente, o tempo máximo que pode ser ocupado é de 2 horas. Os representantes da Concessionária esclareceram que o período não é definido pela empresa. Explicou-se que para ampliar, o Poder Concedente deve encaminhar um projeto com a alteração no Contrato Vigente do Munícipio com a Stacione, para a Câmara de Vereadores que votará para autorizar. O assunto já está sendo debatido no Legislativo.

Informaram que outras cidades que há o serviço prestado, como Gravataí, Gramado, Caxias do Sul e Lageado o tempo da vaga é de 2 horas também. Mas que caso seja ampliado o tempo em São Borja, não haveria oposição da empresa. Foi sugerido na reunião ainda, que seja realizada uma consulta e/ou audiência pública sobre o tema.

Os representantes elogiaram a ação da Agência em procurar a Stacione para consultar e conversar sobre o assunto, e ainda tornar mais próxima à relação do órgão regulador com a empresa. O gerente, Carlos Hessler ressaltou durante a reunião que está contente com o atendimento que está sendo realizado aos usuários do estacionamento rotativo.  

A AGESB é o órgão que regula o serviço do estacionamento rotativo, para reclamações e denúncias, o usuário deve ligar para 3431-5503.

 

Assessoria de Comunicação

 


13 de agosto de 2018

 

Afinal, o que é a AGESB? E qual a sua função em São Borja?

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) iniciou suas atividades em 2011. Desde então, busca servir a sociedade de forma transparente, equilibrando a relação dos usuários com as concessionárias que prestam serviços delegados, e com o Município.

A função de uma agência reguladora é regular e fiscalizar, visando garantir a qualidade, segurança, e eficiência dos serviços públicos delegados prestados à população. A AGESB, criada pela Lei Municipal nº 4.208/2010, é apartidária, e têm as características principais de independência financeira e autoridade administrativa e decisória. É composta por um Conselho Diretor, no qual participam cinco conselheiros, sendo um o presidente. Estes, discutem, estudam e analisam os processos para adequar melhorias e soluções nos serviços delegados de São Borja. 

Sede da AGESB na Galeria Presidente Vargas, sala 206 

Assim, a entidade reguladora atua com os serviços de transporte público, prestado pela Integração Mobilidade Urbana, e o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, disponibilizado pela Corsan. Dessa forma, sua existência é importante na cidade, pois é a mesma que representa os usuários destes serviços.

Porém, a AGESB não exerce sua função completa sozinha. Necessita da avaliação, negativa ou positiva, dos usuários sobre os serviços prestados. É o órgão público correto para denúncias, reclamações, elogios e sugestões da população em relação ao transporte, água e esgoto. Ainda, pensando no bem-estar dos usuários, divulga informações de interesse público quando ocorrem transtornos inesperados e que podem afetar a rotina dos samborjenses. Os canais de contato da Agência são o site institucional, a ouvidoria pelo 3431-5503, ou a sede na Galeria Presidente Vargas, sala 206. 

 

Assessoria de Comunicação

 


02 de agosto de 2018  

 

AGESB orienta usuários sobre o cuidado com o hidrômetro

A Agência de Regulação dos Serviços Delegados de São Borja responsável pela regulação e fiscalização da Corsan, concessionária contratada para disponibilizar água potável para o Município de São Borja, orienta os usuários sobre o cuidado com o hidrômetro doméstico. O aparelho serve para medir e registrar, cumulativamente, o volume de água utilizado pelos usuários de uma residência mensalmente. Este é testado, aprovado e segue os padrões do INMETRO.

A Agência Reguladora que recebe denúncias e insatisfações a cerca do hidrômetro, destaca que somente funcionários da Concessionária ou pessoas autorizadas por esta poderão instalar, reparar, substituir ou até mesmo, remover o aparelho das residências. O usuário é responsável pela segurança do hidrômetro, desta forma, deve zelar para que o lacre seja mantido intacto.

A segurança do hidrômetro é de responsabilidade do usuário. (Foto: ASCOM/AGESB)

Informa ainda que os equipamentos que necessitarem de reparações decorrentes de desgastes normais do tempo ou danos nos mecanismos serão reparados pela própria Corsan, sem nenhum custo ao cliente. Porém, destaca que em casos que ocorram danos no hidrômetro por causa de intervenção do usuário ou de terceiros, todos os custos para reparação do aparelho serão cobrados do mesmo. Ainda, se comprovados danos propositais para fraudar a medição, este será multado conforme a Tabela de infrações da Companhia.

“Segundo o regulamento dos serviços da Corsan, a segurança do hidrômetro é de responsabilidade do usuário, este deve evitar que o lacre do aparelho seja rompido, assim evitando multas e transtornos”, enfatiza o presidente da AGESB, Helder Piegas.

O regulamento dos serviços de água e esgoto serve para disciplinar os serviços prestados nas localidades em que a Companhia é contratada, na qual traz as responsabilidades da empresa bem como a do cliente/usuário. O documento pode ser acessado direto no site da AGESB ou ainda no da Corsan. Para denunciar fraudes, registrar insatisfações do serviço, ou informações o usuário pode entrar em contato pela ouvidoria da AGESB no 3431-5503, no site institucional, ou na sede localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

06 de julho de 2018

 

AGESB realiza visita de verificação na Integração para conhecer novo micro ônibus

Os conselheiros da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizaram uma visita na empresa de transporte público de passageiros, Integração Mobilidade Urbana. Na visita o gerente da Concessionária, Vicente Abrantes, e o Chefe de Fiscalização, Marcelo Zanella, mostraram o novo veículo comprado pela empresa.

Este é o primeiro micro ônibus dos quatro que fazem parte de alternativas levantadas entre AGESB, Integração, e Poder Concedente, afim de minorar preço da tarifa no processo de revisão tarifária e readequar a idade média da frota. A medida visa utilizar micro ônibus em linhas deficitárias, na qual há menor fluxo de usuários, proporcionando economia de insumos. Sendo este um dos fatores que influenciam em menor custo tarifário.

Esquerda para a direita: Presidente da AGESB, Helder Piegas; conselheiro Jones Dalmagro Pinto; e o gerente da Integração, Vicente Abrantes. (Foto: ASCOM/AGESB)

O veículo que tem 22 assentos para passageiros, e será utilizado nas linhas Maria Cristina/Aeroporto, no turno noturno e aos domingos na linha Cabeleira. Estas linhas e horários foram verificadas com baixo Índice de Passageiros por Quilometragem.

A AGESB enfatiza a sua missão de servir a sociedade de forma transparente, harmonizando a relação entre o Poder Concedente, as Concessionárias e os usuários dos serviços públicos, assim, preza por estudar formas e alternativas para não desamparar nenhuma das partes. Os usuários dos serviços de água potável, esgotamento sanitário e transporte público podem acionar a Agência em casos de reclamações, denúncias e sugestões.

 

Assessoria de Comunicação

 

 


27 de junho de 2018 

 

AGESB sugere o aumento de reservação de água na cidade

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja – AGESB responsável por regular e fiscalizar a Corsan, e também por fazer cumprir o Contrato Vigente, sugeriu a adição do termo que aumenta a reservação de água da cidade. Este foi acrescentado no Projeto de Lei nº 080/2018 do Poder Executivo, que foi debatido na audiência pública realizada no dia 14 deste mês, e que está sobre análise da Câmara de Vereadores de São Borja.

AGESB sugere a ampliação do sistema de reservatórios de água da cidade (Foto: Corsan) 

A sugestão do órgão regulador baseou-se a partir de estudos sobre formas de diminuir o tempo de desabastecimento de água da cidade, na qual podem ocorrer por diversos motivos, sendo causa de muitos transtornos para a população. A adição do termo no Contrato da Corsan com o Município, consta a reservação de água por meio de ampliação do sistema de reservatórios, que trará segurança e qualidade para os São-borjenses.

A AGESB ressalta que busca melhorias para os serviços públicos, por meio de estudos, mas que para exercer sua função com excelência também precisa da participação dos usuários. Estes podem acionar a Agência em casos de insatisfações, denuncias ou sugestões dos serviços de água potável, esgotamento sanitário e transporte público, pela ouvidoria no 3431-5503, pelo site institucional, ou ainda na sede localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

19 de junho de 2018

 

AGESB participa de audiência pública sobre esclarecimentos da Corsan

 A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de São Borja- AGESB representada pelo presidente, Helder Piegas, participou da audiência pública realizada na última quinta-feira, na Câmara de Vereadores de São Borja.

Audiência pública realizada na última quinta-feira. (Foto: Andrea Medeiros/ Estagiária da CMVSB

Na audiência foi debatido com representantes da Concessionária, o superintendente de Relações Institucionais, André Finamor; e o superintendente da Corsan na Fronteira, Maximiliano Moraes, sobre o Projeto de Lei nº 080/2018 do Poder Executivo. Este será votado pela Câmara. O Projeto trata sobre o aditivo no Contrato Vigente da Concessionária com o Município, sobre um convênio em recuperação de vias públicas, e também do aumento de reservação de água na cidade, este último sugerido pela Agência Reguladora.

A AGESB ressalta a importância da população em participar de audiências públicas, pois é o momento aberto para exposições de opiniões, de discutir assuntos ligados ao bem estar social, além de solicitar esclarecimentos e atitudes.

 

Assessoria de Comunicação

 


16 de maio de 2018 

 

AGESB confirma reajuste tarifário da Corsan

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) confirmou a fixação do índice de reajuste tarifário dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 2,42%.

Conselho diretor da AGESB em reunião

Segundo o parecer técnico, a Metodologia utilizada na solicitação de reajuste tarifário, o IRT Ano 2018, tem como base o rateio de custos e despesas da Concessionária Corsan, município de São Borja, e na ponderação dos índices de preços correspondentes. A composição de custos compreende os períodos de maio/2017 a abril/2018. As fontes dos índices são da Fundação Getúlio Vargas e o IBGE. Desta forma, entendeu-se que o valor apurado de 2,42% para o IRT deste ano, é do ponto de vista contábil e econômico-administrativo o mais justo a ser aplicado pela Corsan.

A resolução nº0004, de 2018, prevê que o índice definido seja aplicado sobre o consumo de junho de 2018, e faturado no mês seguinte, em julho, conforme determinado no Contrato Vigente da Concessionária com o Município.

A AGESB é o órgão de regulação e fiscalização das empresas Corsan e Integração Mobilidade Urbana. Em casos de insatisfação, denúncias ou sugestões, os usuários podem entrar em contato pelo 3431-5503, na ouvidoria no site institucional, ou ainda, na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

10 de maio de 2018

 

AGESB discute sobre o processo de transporte coletivo de PNE’s

No dia 07, deste mês, participou da reunião ordinária do conselho diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), o Secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos. A pauta da reunião surgiu após a necessidade de compreender o Contrato Vigente, sobre as competências e procedimentos da Secretaria, visando atender a última pesquisa de opinião e as manifestações e reclamações, recebidas de usuários, pela ouvidoria do órgão regulador.

Conselho diretor da AGESB em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos

As pesquisas realizadas, em parceria da Agência com a Unipampa, tiveram o objetivo de verificar a opinião dos usuários sobre a qualidade do transporte público.  Na última, realizada em novembro de 2017, foram aplicados 398 questionários nas 3 maiores linhas de ônibus da cidade. Um dos 20 itens questionados aos usuários, era sobre a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, nos coletivos da cidade. O resultado da questão não foi satisfatório, pois segundo os dados, 31,90% dos usuários consideraram a acessibilidade como regular, e 46,98% consideraram ruim. Na audiência pública, realizada em dezembro de 2017, foram apresentados os resultados da pesquisa, disponibilizados no site institucional da Agência (ACESSE AQUI), foram apontados os longos prazos do processo de renovação do bilhete eletrônico dos PNE’s. Ainda, a Agência, por meio da ouvidoria, recebeu reclamações dos usuários sobre este processo.

Após discutir com o Secretário, sobre a gratuidade do transporte público municipal aos PNE, bem como sobre os procedimentos para a obtenção do benefício, foi identificado o ajuste das normas, especialmente às competências e responsabilidades dos envolvidos, como as secretarias, a concessionária e os usuários.

A Agência Reguladora orienta aos beneficiados do sistema em geral, que se atentem e se organizem em relação aos prazos de renovação do seu cartão eletrônico, pois assim, evitam transtornos e contratempos que possam surgir.

 

Assessoria de Comunicação 

 


 

04 de maio de 2018

 

AGESB informa sobre o início do teste do itinerário que atende os estudantes da UERGS

A AGESB, a partir de discussões e estudos sobre formas de melhor atender os horários de entrada e saída dos acadêmicos do turno da noite da UERGS, sugeriu a realização de um teste provisório em um itinerário de transporte coletivo. O processo, 008-3-2017 foi aberto para atender esta demanda. Em abril passado, os representantes da instituição participaram de reunião na sede da Agência e reforçaram as dificuldades que os alunos da noite, enfrentavam em voltar para a casa.  

A demanda da UERGS foi atendida através da ordem de serviço, em vigor a partir do dia 2 de maio, com caráter provisório pelo período de 60 dias. No teste, consta a alteração da linha 30.2 Cabeleira/Iff, somente no turno da noite, em relação aos horários e percurso nesta linha que irá até a instituição. Os coletivos sairão às 18h40min da Rodoviária, indo em direção à entidade, e às 21h45 sairão da Brigada Militar, passando pela instituição, e após, continuarão o itinerário. Neste itinerário, haverá a placa no para-brisa dianteiro, indicando que a linha irá até a instituição.

 

 Assessoria de Comunicação

 


 

18 de Abril de 2018

 

AGESB informa sobre o cumprimento da lei de desembarque de mulheres e idosos de coletivos, após as 22 horas.

A Lei nº 5.231/2017, aprovada pela Câmara de Vereadores, autoriza as mulheres e idosos usuários do transporte coletivo, a desembarcar em qualquer lugar da rota dos ônibus da cidade, entre às 22 horas e 6 horas. A lei é válida para os dias úteis, finais de semana e feriados. As pessoas beneficiadas pela lei deverão solicitar aos motoristas, com antecedência, em qual local desejam desembarcar, diferente do ponto de embarque/desembarque.

Em casos de descumprimento da Lei, após a AGESB ser acionada para iniciar o processo de investigação do ocorrido, a empresa de transporte público poderá ser multada e autuada pelo órgão fiscalizador.

Mulheres e idosos poderão desembarcar do transporte público, entre as 22h e 6h, em qualquer lugar da rota (Créditos da foto: Integração Mobilidade)

A AGESB é responsável por regular e fiscalizar os serviços de água potável, esgotamento sanitário e transporte público. Casos de insatisfações e denúncias de descumprimentos podem ser registrados na Agência, pela ouvidoria acessando o site institucional (clique aqui) ou pelo 3431-5503, ou ainda na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Comunicação

 

 


 

29 de Março de 2018

 

Grupo de Trabalho da AGESB e a Prefeitura Municipal reúnem-se com a UERGS para buscar soluções para o transporte de alunos

No encontro do dia 26 de março do Grupo de Trabalho, criado para analisar e propor soluções para os processos e as demandas do transporte público, participaram o Chefe da Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Ademar Soares Garcia, o professor Ismael Mauri Gewehr Ramadam, além do diretório acadêmico e alunos da entidade. O assunto colocado em discussão foi sobre as possibilidades de rotas e mudanças nos itinerários para que o transporte público possa melhor atender os acadêmicos da instituição.

Os representantes da UERGS justificaram, para o Grupo de Trabalho composto pela AGESB e a Prefeitura Municipal, a dificuldade que os alunos da instituição enfrentam diariamente em relação aos horários e itinerários das linhas de ônibus atuais. Segundo os acadêmicos, estes não atendem corretamente os mais de trinta alunos usuários do transporte do turno noturno. Alegam preocupar-se no bem estar dos alunos, pois buscam formas e alternativas para voltar para casa.

Representantes da UERGS e o Grupo de Trabalho reunidos na sede da AGESB

Na reunião, os órgãos públicos explicaram os processos corretos de sugestões de serviços, pois mudanças no Contrato Vigente da Integração Mobilidade Urbana com o Município só são acatados pela Concessionária após a emissão da ordem de serviço. A AGESB com a função harmonizar as relações dos usuários com a Concessionária e o Poder Concedente, responsabilizou-se junto com a Prefeitura Municipal em buscar estudos e soluções viáveis para que a UERGS possa ter mais satisfação no atendimento do transporte coletivo.

A AGESB é o órgão correto para insatisfações e sugestões de usuários dos serviços prestados pela Corsan e Integração Mobilidade Urbana. Os usuários podem entrar em contato pela ouvidoria no 3431-5503, pelo site institucional ou na sede física, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206. Ainda, os usuários podem enviar, anteriormente, pautas para as reuniões pelos mesmos canais.

 

Assessoria de Comunicação

 


 

28 de Março de 2018

AGESB dá posse a novo membro do Conselho Diretor

Durante a reunião realizada no dia 19 de março, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de São Borja (AGESB) deu posse ao novo membro do Conselho Diretor, Sérgio Mendes Muniz. O ato ocorreu na própria sede da Agência. 

Posse do novo membro do Conselho Diretor da AGESB

A AGESB se despede com gratidão pelo trabalho realizado pelo ex-conselheiro, Manoel Antonio Pinheiro Filho. O advogado fez parte do órgão regulador desde a sua instalação, em 2011. Participou ativamente, estudando para ajudar a desenvolver as funções e os processos de uma agência reguladora com excelência. Além de conselheiro, Manoel A. Pinheiro Filho também foi presidente da AGESB durante três anos.

O novo membro do Conselho Diretor da AGESB, Sérgio Mendes Muniz, é formado e com experiência em Administração Pública. O novo conselheiro agradeceu a oportunidade e a satisfação de fazer parte do Conselho, além de salientar a importância da AGESB para São Borja.

 

Assessoria de Comunicação

 


20 de Março de 2018

 

 

AGESB e vereadores debatem sobre a situação do transporte público da cidade

Nas primeiras semanas de março, nas reuniões do conselho diretor da Agência Municipal de Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) contaram com a presença de dois representantes políticos da cidade, os vereadores Paulo Cesar Cardial e Jefferson Olea Homrich. Durante as reuniões, foram tratados assuntos relacionados ao transporte público de passageiros em São Borja

Dentre os assuntos tratados, discutiu-se sobre o transporte público de estudantes do ensino fundamental na Vila das Pontes. Abordou-se sobre o horário do transporte e o ponto de embarque e desembarque destes usuários, e a preocupação com a segurança das crianças.

Nos debates, os vereadores compartilharam outros assuntos, resultados das suas atividades políticas, sendo alguns aspectos já tratados em discussões pelo Grupo de Trabalho formado pela Agência, a Prefeitura Municipal e a Concessionária Integração. Os conselheiros da AGESB alertaram o vereador Jefferson Olea Homrich sobre a fragilidade das paradas de ônibus na cidade. No ano anterior, a AGESB, com o apoio da Concessionária, mapeou todas as paradas de ônibus da cidade, o que permite que os usuários conheçam as paradas e itinerários praticados pelo transporte público, além de visualizar as condições físicas de cada local. O mapa pode ser acessado no site da AGESB (clique aqui), e ainda o usuário pode participar da atualização contínua do trabalho enviando fotos dos locais.

O presidente da Agência Municipal de Regulação, Helder Piegas, elogiou e agradeceu a participação dos vereadores nas reuniões do conselho, destacando que “É importante ouvir a população, seja diretamente ou através de seus representantes, para atuar pontualmente no sentido de solucionar problemas existentes”, enfatiza o Presidente.

As reuniões do conselho diretor estão abertas para a comunidade em geral. A AGESB valoriza a presença de todos que contribuem para discussões sobre melhorias nos serviços prestados na cidade. Para sugerir pautas para as reuniões, os indivíduos devem enviar anteriormente as sugestões pelos canais de contato, como o site institucional (clique aqui), pelo telefone de 3431-5503, ou na sede na Galeria Presidente Vargas, sala 206 (clique aqui).

 

Assessoria de Comunicação

 


 

09 de Março de 2018

 

Assessoria de Comunicação da AGESB ganha premiações nacionais e regionais pelo seu trabalho

Desde o início da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), criada em parceria com a Unipampa, em 2015, que o setor do órgão público tem recebido reconhecimentos e premiações regionais e nacionais. 

A assessoria desenvolvida e formada por estagiários do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) soma na sua trajetória quatro prêmios. Sendo uma premiação recebida no Intercom Sul, uma no congresso Intercom Nacional, maior evento de comunicação do país, e duas premiações recebidas no evento Set Universitário da PUC RS, como melhor projeto de Assessoria de Comunicação e melhor projeto de Assessoria de Imprensa. Trabalho técnico de pesquisa de opinião realizado em parceria da agência reguladora com o curso, também já recebeu premiação no Intercom Sul, na categoria de Pesquisa de Relações Públicas. Além das premiações, a ASCOM tem participação em um e-book que reúne relatos de assessorias de comunicação e, ainda, tem o reconhecimento no curso pelo trabalho desenvolvido pelos acadêmicos.

Premiações do Intercom Sul, Intercom Nacional e Set Universitário

A Assessoria de Comunicação busca consolidar a imagem da Agência em São Borja por meio de estratégias e ações de comunicação, e ainda aproximar o órgão público dos usuários dos serviços regulados. A opinião dos usuários sobre os serviços públicos é fundamental para que a AGESB exerça sua função de regulador e fiscalizador dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, assim como o de transporte público. Desta forma, para aproximar e ouvir os usuários destes serviços, a assessoria da agência utiliza canais de contato através das redes sociais, o site institucional e os veículos de comunicação, como as rádios e os jornais. Todos os canais utilizados são trabalhados de forma integrada com a missão e os valores da agência reguladora, e com transparência em divulgar informações e notícias para a população.

O relacionamento gerado com os veículos de comunicação tanto da cidade como da região, é fruto da Assessoria de Imprensa praticada pela Assessoria de Comunicação da AGESB. O trabalho de se relacionar com as mídias são baseados em persistência, confiança, seriedade e profissionalismo. A ASCOM já obteve espaços gratuitos em jornais da cidade e da região, entrevistas em rádios e entrevista na RBS TV - Jornal do Almoço, programa de grande audiência na região.

A competência e o comprometimento da Assessoria de Comunicação da AGESB não se limitam apenas a premiações e reconhecimentos, mas também a resultados e melhorias para a população usuária dos serviços regulados pela Agência. Uma delas é a pesquisa de opinião pública sobre o transporte, que é realizada anualmente desde 2014. Através das diretrizes definidas pela AGESB, os acadêmicos da Universidade Federal desenvolvem e aplicam a pesquisa, a qual tem o objetivo de verificar a opinião dos usuários sobre o transporte público. Os resultados obtidos, os quais são apresentados em audiência pública, são ferramentas para que a Agência de Regulação identifique pontos de melhorias no serviço oferecido.

Contudo, a AGESB valoriza suas conquistas tanto com premiações, como em parcerias e relacionamentos consolidados, mas além de tudo, por exercer seu trabalho junto à população. E trabalha cada vez mais para estar presente na vida dos cidadãos de São Borja.

 

Assessoria de Comunicação

 

 


 

07 de Março de 2018

Corsan esclarece sobre o sabor da água distribuída na cidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) esclareceu durante uma reunião com a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) sobre o sabor da água potável distribuída na cidade.

Segundo a Concessionária, devido ao baixo nível do rio Uruguai e, associado a isso, as altas temperaturas, ocorre o aumento da concentração de microalgas na água. O aumento também pode ocorrer pelo excesso de nutrientes que se infiltram no solo e são arrastados pelas águas das chuvas de lavouras para o manancial. Esta concentração de microalgas causa forte odor e altera o sabor da água, deixando com gosto terroso. 

De acordo com o Contrato de Programa vigente, a Corsan controla constantemente a qualidade da água distribuída. Quando identifica variação de qualquer característica na água de captação, medidas de controle são adotadas, como é o caso das microalgas, para o qual é adicionado carvão ativado no sistema de tratamento da água previamente à distribuição.

No processo de ação do carvão, há a geração de algum odor e sabor diferente do normal, mas permanece potável. “A água está potável, apta para consumo, e está dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos competentes. Seu consumo não causa riscos para a saúde”, informa Juliana Machado Gasparotto, engenheira química responsável pelas unidades da fronteira oeste da Corsan,

A Corsan informa que a adição do carvão aditivado seguirá até a concentração de microalgas diminuírem e o nível do rio Uruguai normalizar.

 

Assessoria de Relações Públicas

 

 


 

02 de Março de 2018

 

AGESB e Corsan discutem sobre as condições da rede de esgotamento sanitário

A AGESB e a Corsan reuniram-se, no último dia 16, para tratar sobre os casos de obstruções e extravasamentos da rede de esgotamento da cidade.

Segundo a Concessionária, a maioria dos casos atendidos relacionados a obstruções ocorrem em função do excesso de dejetos sólidos descartados pela população nas redes coletoras. Foi apontado que a maior incidência ocorre no centro da cidade, onde são retiradas sobras de alimentos em grande quantidade, materiais plásticos, substâncias oleosas, entre outros. Nas demais regiões da cidade, foi citado a retirada de roupas, animais, garrafas plásticas, luvas, etc.

Obstruções de esgoto na cidade

Outros fatos preocupantes abordados na reunião estão relacionados aos riscos associados ao descarte indevido de materiais que não deveriam ser encontrados na rede de esgoto, como por exemplo materiais classificados como infectantes, e que deveriam receber destino específico.

Importante observar que os serviços de manutenção em rede de esgotamento demandam recursos, e estes estarão refletidos no custo do serviço, conforme previsto em contrato. “Vimos com preocupação o volume de ordens de serviços emitidas pela Concessionária direcionadas para desobstrução de rede de esgoto, pois os custos destas operações estarão contemplados no cálculo da tarifa do serviço. Toda a vez que o morador solta na rede de esgoto material sólido, e este produzir uma operação de desentupimento, está, ao final, encarecendo o serviço oferecido”, ponderou o Presidente da AGESB, Helder Piegas.

A AGESB e a Corsan ressaltam que a responsabilidade e conscientização sobre o lixo é de todos. O esgoto é apenas para líquidos e não para materiais sólidos.

Hábitos simples e pequenas medidas diárias da população evitam transtornos e riscos que o contato com o esgoto sem tratamento pode causar. Como manter limpas e tampadas as caixas de esgoto domiciliares e colocar resíduos sólidos para a coleta seletiva.

 

Assessoria de Relações Públicas

 


 

16 de Fevereiro de 2018

 

Concessionária de transporte público realiza o cadastramento de novos cartões escolares de ônibus

A Integração Mobilidade Urbana, empresa de transporte público de São Borja, abriu na segunda semana de fevereiro o cadastramento de novos cartões escolares de ônibus. Os estudantes podem realizar o cadastro na central de passagens, localizada na rua Félix da Cunha, 90. Para adquirir o novo cartão, os usuários devem retirar a ficha de cadastro na central de passagens, preencher, carimbar e assinar na sua instituição de ensino, anexar as cópias do rg e cpf, junto com comprovante de residência, original ou cópia, além do comprovante de matrícula, carimbado e assinado pela sua entidade de ensino.

Estudantes que já possuem o cartão escolar devem realizar a renovação. Os estudantes devem apresentar o cartão escolar e o comprovante de matrícula atualizado, assinado e carimbado pela sua unidade de ensino.

Os serviços de cadastramento de novos cartões escolares e a renovação dos antigos cartões não possuem data de término, ocorrem durante todo o ano letivo. Assim, os estudantes podem buscar estes serviços de acordo com o calendário escolar de sua instituição.

Os horários de atendimento da central de passagens são de segunda à sexta, no turno da manhã das 8h às 12h, e na tarde, das 13h30min às 17h30min. Em casos de dúvidas, os usuários podem ligar para o contato 3430-5071.

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de São Borja- (AGESB) regula e fiscaliza a concessionária Integração Mobilidade Urbana. Para sugestões, denúncias e reclamações, os usuários deste serviço podem contatar pelo 3431-5503, ou na sede da agência, localizada na Galeria Presidente Vargas, sala 206, na Rua Félix da Cunha, 90, Centro.

 

Assessoria de Relações Públicas

 


 

08 de Fevereiro de 2018

 

AGESB inicia nova fase na Assessoria de Relações Públicas

Desde o início de suas atividades a AGESB buscou parcerias em São Borja, pois acredita que nada se constrói sozinho e, com a missão de servir a sociedade com transparência, entende que o trabalho coletivo produz resultados sólidos e transformadores.

A parceria mais sólida construída, desde então, foi com a Universidade Federal do Pampa – Unipampa, especificamente com o curso de Relações Públicas, iniciado em 2015. A continuidade das atividades conjuntas demonstra que existe trocas de oportunidades para ambas as entidades. Para a agência reguladora, o resultado foi o desenvolvimento do setor de comunicação que se dedicou a promover a imagem do órgão no Município por meio de estratégias comunicacionais. Já, para a Unipampa a oportunidade oferecida para os acadêmicos de Relações Públicas veio por meio de estágios profissionais e produções de trabalhos técnicos.

O vínculo entre a AGESB e o curso de Relações Públicas, iniciou uma nova fase durante o segundo semestre de 2017. Pela primeira vez, o curso criou e executou o Projeto Integrador, onde a união de três disciplinas buscava elaborar planejamentos estratégicos para empresas e concomitantemente realizar pesquisas de opinião pública com a população. No final do Projeto, os acadêmicos apresentaram as sugestões e resultados para os representantes das organizações. Estes avaliaram os trabalhos apresentados, e recomendaram alterações e adaptações nos planos de comunicação, para posteriormente serem implementados nas entidades.

A AGESB foi uma das entidades que participou ativamente do Projeto, no qual foi elaborado um planejamento de comunicação para 2018 e realizada a pesquisa de opinião pública sobre o transporte coletivo, apresentada em Audiência Pública no dia 14 de dezembro de 2017.

Apresentação do planejamento de comunicação da AGESB para 2018. Presidente Helder Piegas (à direita) e a acadêmica de Relações Públicas, Ingrid Matte (à esquerda). Foto: Projeto Integrador

Em geral, as sugestões de estratégias comunicacionais para a agência de regulação focaram na solidificação da sua imagem, e a aproximação do órgão com a comunidade são-borjense. As propostas apoiaram-se nos resultados obtidos na pesquisa de opinião pública. Sendo que uns dos principais dados apresentados mostram a dissociação dos usuários de serviços públicos da cidade sobre a função da agência reguladora. Assim, algumas ações futuramente implementadas em 2018, serão focadas em esclarecer sobre a existência e a função da agência na cidade, assim como, educar a população a utilizar a AGESB como o canal correto para reclamações e sugestões sobre o transporte público e o saneamento básico.

Por fim, a agência procura cada vez mais estar presente na cidade e ampliar vínculos consistentes que possibilitem trocas de oportunidades e experiências enriquecedoras entre a AGESB e as instituições.

Assessoria de Relações Públicas

 


 

29 de Janeiro de 2018

 

AGESB aprova o serviço de limpeza de fossas sépticas pela Corsan

O Conselho Diretor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) aprovou durante a reunião ordinária que ocorreu no dia 22 de janeiro, a Resolução 0001/2018 sobre a regulação do serviço de limpeza de fossas sépticas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Reunião dos Conselheiros da AGESB

Caberá à Concessionária prestar atendimento em esgotamento sanitário, ou seja, a realização da coleta, transporte de resíduos domiciliares e tratamento adequado dos efluentes líquidos em estações de tratamento de esgoto.

O descarte final dos lodos submete-se ao regime e princípios da Política Nacional de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

A atividade visa proteger a saúde e bem-estar da população, recuperar e preservar o meio ambiente, disciplinar a implantação e o funcionamento dos sistemas de coleta, tratamento e disposição de esgotos sanitários, além de reduzir ao longo do tempo o descarte inadequado de esgoto. A Corsan estará sujeita à fiscalização dos órgãos competentes, especialmente aqueles ligados à fiscalização ambiental e a AGESB.

Ainda durante o encontro dos conselheiros foi aprovada a prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e as despesas de 2017. O processo segue em análise pelo Município e, se aprovada, posteriormente será analisada pelo Estado.

 

Assessoria de Relações Públicas

 


 

26 de Janeiro de 2018 

 

Usuários que não receberem faturas devem procurar a Corsan

A Corsan informa que está com problemas em uma de suas máquinas de impressão de faturas. O contratempo é uma falha na impressão que afeta o código de barras, impedindo a leitura da fatura. Por este motivo, alguns usuários não estão recebendo a fatura do seu consumo de água. Estas serão enviadas via correios pela concessionária.

 

             Alguns usuários da Corsan, receberão a fatura de consumo de Janeiro via Correios.

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) recomenda que os usuários afetados pelo problema, providenciem a 2º via da sua fatura de consumo pelo site da Corsan, ou no escritório da Concessionária localizado na Rua Coronel Lago 1800, Centro. Ao ser atendido, o usuário deve informar o não recebimento da fatura para que não ocorra à cobrança da taxa de emissão da segunda via. Ou ainda o usuário pode procurar a AGESB, na Félix da Cunha, 90, sala 206, Centro.

 

Assessoria de Relações Públicas

 

 


 

16 de Janeiro de 2018

 

AGESB e CORSAN reúnem-se para discutir sobre o Contrato de Programa vigente

Na terça-feira, dia 09, o Conselho Diretor da AGESB reuniu-se com representantes da CORSAN, o Superintendente de Relações Institucionais André Beltrão Finamor, o Engenheiro Newton Trevisan, e o Chefe da Unidade Manoel Joaquim Vieira Carvalho. Durante a reunião foram analisadas e esclarecidas as dúvidas do Conselho Diretor da AGESB sobre a adição no Contrato do Programa vigente da CORSAN e o município de São Borja. 

Reunião dos conselheiros da AGESB com os representantes da CORSAN

O Superintendente explicou sobre as discussões já ocorridas entre a Prefeitura Municipal e a Concessionária, e ainda respondeu questões apresentadas pelos conselheiros da AGESB em relação ao cumprimento de metas estabelecidas.  Também concorda que houveram falhas no cumprimento do contrato, mas destacou que entende existir responsabilidades compartilhadas entre a empresa e o Munícipio. 

Segundo o representante da Corsan, o aditivo ao contrato, encaminhado entre a Concessionária e a Prefeitura contará com repasse e antecipação de recursos ao Fundo de Gestão Compartilhada, para investimentos em projetos de saneamento ambiental, conforme previsto na legislação correspondente.

Ainda na reunião, a Corsan apresentou o material de informação a ser veiculado na cidade sobre a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário. O material explica as ações que a concessionária utilizará para informar a população de como ocorrerá a cobrança do serviço.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

11 de Janeiro de 2018

 

Conselheiros da AGESB visitam obras da CORSAN

No último dia 8, o Conselho Diretor da AGESB visitou as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, na unidade de São Borja. As obras que iniciaram em Fevereiro de 2017 e tem previsão de término em Fevereiro de 2019, ampliarão consideravelmente o saneamento básico da cidade. A estação em construção é uma das mais modernas no Brasil e realizará um processo de tratamento de esgoto mais completo e de maior qualidade.

CORSAN recebe visita dos conselheiros da AGESBCORSAN recebe visita dos conselheiros da AGESB

A visita dos conselheiros na concessionária foi acompanhada pelo Chefe da Unidade de São Borja Manoel Joaquim Vieira Carvalho e pela Engenheira Química regional Juliana Machado Gaspparoto. Durante a visitação às obras, foram explicados ao conselho todos os processos da futura estação e o impacto que resultará positivamente na vida dos samborjenses e do próprio meio ambiente.

 

Assessoria de Relações Públicas


18 de dezembro de 2017.

 

AGESB recebe pedido de revisão da tarifa de ônibus  

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) recebeu hoje (18), o pedido de revisão da tarifa do transporte coletivo urbano de passageiros, feito pela Concessionária Integração Mobilidade Urbana. O processo de número 0019, referente a solicitação de revisão, foi encaminhado para a Conselheira Relatora, Ana Paula Tatsch, que deve dar prosseguimento ao assunto logo após a volta às atividades do Conselho Diretor da Agência, que entrou em recesso hoje e retorna dia 08 de janeiro de 2018.

 

Assessoria de Relações Públicas


15 de dezembro de 2017.

 

Audiência Pública sobre a qualidade do Transporte Coletivo Urbano aconteceu nesta semana  

Na noite da última quinta-feira, 14, na sala de treinamentos da ACISB, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizou Audiência Pública para apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de opinião sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros. Estiveram presentes, membros do Conselho Diretor da Agência e representantes do Poder Público Municipal, Concessionária Integração, Acisb, Associação dos Deficientes de São Borja (Asadef) e a assessoria do vereador Élvio Feltrin.

Os resultados da pesquisa foram apresentados ao público

Este ano, a pesquisa de opinião, que é realizada anualmente desde 2014, a partir de uma parceria entre a AGESB e o Curso de Relações Públicas da Unipampa, foi aplicada junto a 398 usuários do serviço de ônibus, entre os dias 8 a 30 de novembro.

Os principais aspectos abordados sobre o serviço foram: quantidade de veículos; distribuição de horários e linhas; tempo de espera; comportamento dos motoristas e cobradores; ar-condicionado; valor das passagens; acessibilidade dos veículos; e identificação das linhas.

Sobre os resultados apresentados, alguns pontos devem ser destacados: 56,52% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com o valor da passagem; a quantidade de veículos foi considerada regular por 45,72% dos usuários, enquanto 32,16% afirmaram ser ruim ou muito ruim; 43,46% dos usuários consideraram regular o tempo de espera dos ônibus; a acessibilidade dos veículos foi apontada como ruim ou muito ruim por 46,98% dos entrevistados; 64,82% dos entrevistados consideraram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o comportamento de motoristas e cobradores; o equipamento de ar-condicionado nos ônibus foi considerado ruim ou muito ruim por 46,22% dos usuários entrevistados. O relatório completo da pesquisa estará disponível em breve no site da AGESB, podendo ser acessado através do endereço: www.agesb.com.br/documentos.  

Presidente da Associação dos Deficientes de São Borja (Asadef), esteve presente na Audiência

Apesar do convite para que a comunidade participasse da Audiência, a AGESB lamenta o baixo interesse dos usuários do serviço, que teriam durante o evento a possibilidade de manifestar suas opiniões e debater melhorias para o transporte coletivo urbano.

Presidente da AGESB, Helder Piegas, conversou com o público presente

A AGESB se coloca a disposição da comunidade para qualquer dúvida, reclamação ou informação sobre o serviço, através do telefone 3431-5503, pelo site www.agesb.com.br ou em seu próprio espaço físico, na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Relações Públicas


08 de dezembro de 2017.

 

Audiência Pública sobre a qualidade do Transporte Coletivo Urbano acontecerá na próxima semana  

No próximo dia 14/12 (quinta-feira), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizará Audiência Pública para apresentação e discussão dos resultados da pesquisa de opinião sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo urbano. O evento terá início às 19h30min, na sala de treinamentos da ACISB.

Na Audiência serão apresentadas as opiniões dos usuários do serviço de ônibus sobre questões como: horários das linhas, pontualidade, ar-condicionado, quantidade de veículos disponíveis, qualidade da frota, comportamento dos motoristas e cobradores. A audiência é aberta a toda comunidade, e o público poderá manifestar-se durante o evento.

Em sua quarta edição, a pesquisa é fruto de uma parceria entre a AGESB e o Curso de Relações Públicas da Unipampa, e ocorre anualmente desde 2014. Este ano a Agência conta também com o apoio da ACISB, que cederá seu espaço para realização do evento.

 

Assessoria de Relações Públicas


08 de dezembro de 2017.

 

Após recomendações do Grupo de Trabalho, Prefeitura emite Ordens de Serviços para linhas de ônibus 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) deu início esta semana à pesquisa para avaliação da qualidade do serviço de transporte coletivo urbano do município.  

Após reuniões e estudos do Grupo de Trabalho – formado pela AGESB, Prefeitura Municipal e a Concessionária Integração – foram emitidas pelo Município, duas Ordens de Serviço que visam a otimização da quilometragem percorrida pelos ônibus.

A Ordem de Serviço 005/2017 que altera o itinerário da Linha 10 – Passo Frizzon e Passo Ciagro – autoriza os ônibus a circularem somente até o trevo da BR 472.

Já a Ordem de Serviço 006/2017 determina que a Concessionária não realize mais o acesso as Alamedas dos Jacarandas e Grevileas, localizadas no interior do Jardim Primavera, aos domingos e dias úteis, exclusivamente nos horários: 12h32min e 18h35 min. Assim, nesses dias e horários, a linha Arneldo Matter/Passo/Rodoviária/Jardim Primavera, passa a circular somente até o trevo.

O Grupo de Trabalho segue estudando melhorias no sistema de transporte coletivo e as medidas agora tomadas visam otimizar a quilometragem e custo de rodagem da frota, que por consequência, impactam diretamente no custo da tarifa paga pelos usuários.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar com contato com a AGESB através do telefone 3431-5503 ou pelo endereço de e-mail: ouvidoria@agesb.com.br.

 

Assessoria de Relações Públicas


10 de novembro de 2017.

 

AGESB inicia Pesquisa de Opinião sobre o Transporte Coletivo Urbano

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) deu início esta semana à pesquisa para avaliação da qualidade do serviço de transporte coletivo urbano do município.

Os pesquisadores estão distribuídos por diversas paradas de ônibus da cidade, abordando usuários do serviço. Na pesquisa, questões como horários das linhas, pontualidade, ar-condicionado, quantidade de veículos disponíveis e comportamento dos motoristas e cobradores estão sendo tratadas.

Qualidade da frota está sendo avaliadaQualidade da frota de ônibus está sendo avaliada

A AGESB pede ao usuário que for abordado por algum dos pesquisadores - identificados com crachás - que ceda um pouco de seu tempo para responder a pesquisa. É a partir dela que a Agência definirá os critérios de qualidade a serem atingidos pela Concessionária prestadora do serviço.

A pesquisa de opinião sobre o Transporte Coletivo Urbano é uma parceria da AGESB com o Curso de Relações Públicas da Unipampa, e ocorre anualmente desde 2014. Os resultados da pesquisa serão apresentados à comunidade em audiência pública que será realizada em data ainda a ser definida.

Assessoria de Relações Públicas


18 de outubro de 2017.

 

Concessionária de ônibus disponibilizará linha especial para o Dia de Finados 

Para o próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, a Concessionária Integração Mobilidade Urbana estará circulando com uma linha especial que atenderá os usuários que desejarem visitar os cemitérios da Cidade. Trata-se da Linha Cemitério Passo/Cemitério Centro. Saiba em quais horários os ônibus circularão:

Qualquer dúvida ou problema quanto aos horários de circulação da linha, os usuários do serviço podem entrar em contato diretamente com a AGESB, através do telefone 3431-5503.

Assessoria de Relações Públicas


17 de outubro de 2017.

 

AGESB lança Mapa das Paradas de Ônibus do Município 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) divulgou esta semana, um mapa das paradas de ônibus do Município. O mapa permite que usuários do serviço de Transporte Coletivo Urbano tenham conhecimento dos pontos de embarque e desembarque dos ônibus que circulam na cidade e ainda possam ver, através de fotos, as condições físicas de cada local, como calçamento, cobertura e sinalização.

O trabalho, que contou com o apoio da Concessionária responsável pelo serviço, teve início em 2016 e vem auxiliando nas atividades desempenhadas pela Agência, especialmente no que tange ao Grupo de Trabalho formado em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Concessionária Integração Mobilidade Urbana. Um exemplo da importância do material foi o auxílio dado para a execução das mudanças ocorridas em alguns pontos de embarque e desembarque de ônibus, especialmente nas Ruas Ver. Eurico Batista e Cândido Falcão, que possibilitaram a otimização do tempo de viagem das linhas de ônibus.

A AGESB ressalta que o objetivo de uma Agência Reguladora não se limita a somente apontar falhas nos serviços públicos fiscalizados, mas também conhecer o contexto em que funcionam e buscar propor soluções de melhorias constantes.

Mapa permite visualizar todas as Paradas de Ônibus do MunicípioMapa permite visualizar todas as Paradas de Ônibus do Município

Assim, com a divulgação do mapa, a Agência espera reforçar o seu compromisso com a comunidade e principalmente com os usuários do serviço de Transporte Coletivo Urbano. Para fins de parceria com a população, a AGESB pede aos usuários que queiram ajudar na atualização contínua do Mapa, que enviem fotos dos locais de parada de ônibus onde embarcam e desembarcam dos veículos. Essa é uma maneira da comunidade colaborar com a Agência para que se busque junto a Concessionária e ao Poder Público Municipal melhorias na qualidade do serviço que é prestado.

Para ter acesso ao mapa, basta acessar o endereço: agesb.com.br/mapa-das-paradas-de-onibus-de-sao-borja. O usuário que quiser enviar foto(s) de alguma parada de ônibus pode encaminhá-la(s) pelo email: ouvidoria@agesb.com.br ou através da página da Agência no Facebook: facebook.com/agesb. 

 

Assessoria de Relações Públicas


19 de setembro de 2017.

 

AGESB apresenta trabalho para alunos da UNIPAMPA

Na última quinta-feira, dia 14, a AGESB esteve, através de seu estagiário de comunicação, apresentando o trabalho que desenvolve em São Borja, para acadêmicos e professores do curso de Relações Públicas da Unipampa. Na oportunidade, a Agência falou sobre sua preocupação em aprimorar cada vez mais seu setor de comunicação para dialogar com a comunidade.


A AGESB, desde 2014, possui parceria com o curso de Relações Públicas, para aplicação das pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço de transporte coletivo urbano. A Agência também faz parte do grupo de instituições que recebem alunos do curso para que realizem estágio na área de atuação.

 

Assessoria de Relações Públicas


11 de setembro de 2017.

 

Novo presidente da AGESB tomou posse esta semana

O novo presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), Helder Piegas, tomou posse na manhã dessa segunda-feira, dia 11.

Membro do Conselho Diretor da AGESB desde meados de 2015, Helder, agora, assume o posto de representante da autarquia, ocupado anteriormente pelo também Conselheiro, Manoel Antônio Pinheiro Filho.

Manoel Pinheiro (à esquerda) dá posse a Helder Piegas (à direita)Manoel Pinheiro (à esquerda) dá posse a Helder Piegas (à direita)

Segundo Helder, entre suas metas para o mandato está “a readequação do projeto de Lei 4.280, que criou a AGESB, de maneira a modernizá-lo conforme as modificações que ocorreram desde que a Agência foi criada em 2011”. Outra meta é “inserir a Agência no código tributário da Prefeitura, que está sendo revisado atualmente, visando consolidar ainda mais a imagem do Órgão no município”.

O novo presidente também pretende dar sequência em parcerias entre a AGESB e as instituições de ensino da cidade. Desde 2014 a Agência realiza em conjunto com a Unipampa uma pesquisa de opinião sobre o serviço de transporte coletivo urbano, além de possuir um estagiário de comunicação que é aluno da universidade. A Agência também está desenvolvendo um software de controle de processos em parceria com o IFFar.

 

Assessoria de Relações Públicas


29 de agosto de 2017.

 

Edital de convocação para reunião extraordinária

 

 

Assessoria de Relações Públicas


29 de agosto de 2017.

 

AGESB lança campanha de conscientização para o uso de assentos preferenciais nos ônibus  

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) iniciou na última semana uma campanha de conscientização sobre o uso de assentos preferenciais, para os usuários de ônibus da cidade. Ao todo, 20 veículos da frota que circula no município foram adesivados, próximo aos assentos preferenciais.

A AGESB decidiu lançar a campanha depois que percebeu um aumento no número de reclamações por parte de passageiros que tem prioridade no uso dos assentos preferenciais dos veículos. Esses usuários, por vezes, ligaram ou mesmo foram até a Agência relatar a utilização dos assentos por pessoas que não apresentam nenhuma das características definidas como prioritárias.

O objetivo da campanha é chamar a atenção dos passageiros que estiverem ocupando os assentos de maneira indevida, enquanto os usuários que possuem prioridade para o uso dos mesmos são obrigados a realizar a viagem em pé. Segundo a AGESB, os assentos preferenciais são destinados a pessoas com deficiência, com crianças de colo, idosos e gestantes. Ausentes pessoas nessas condições, o uso é permitido aos demais passageiros.

A AGESB ressalta que é muito importante a ajuda da população para melhora da qualidade do serviço. Qualquer dúvida, reclamação ou irregularidade o usuário do serviço de ônibus pode procurar a Agência. Seu endereço fica na Galeria Presidente Vargas, sala 206, telefone para contato: (55) 3431-5503.

Assessoria de Relações Públicas


07 de agosto de 2017.

 

Mudanças nas paradas de ônibus geram primeiros impactos 

No último mês, algumas paradas de ônibus da cidade passaram por mudanças e os benefícios já estão sendo notados.

Segundo o representante da Concessionária Integração, Marcelo Zanella, o principal impacto percebido é a agilidade nas viagens, visto que com a unificação de alguns pontos de embarque os veículos realizam menos interrupções no trajeto. Ao mesmo tempo, os ônibus conseguem pegar um número maior de passageiros em um único ponto de embarque. A realização de menos interrupções durante a viagem, gera um desgaste menor nos ônibus e isso resulta em menos custos para manutenção do serviço. As mudanças também impactaram na segurança dos veículos e dos usuários, uma vez que algumas paradas deixaram de ser localizadas muito próximas a sinaleiras e esquinas.

Vale lembrar que a medida foi proposta pelo Grupo de Trabalho, formado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), Prefeitura e Concessionária Integração. O Grupo, que iniciou seus trabalhos em abril deste ano, busca analisar e propor soluções aos processos e demandas referentes ao serviço de Transporte Coletivo Urbano no Município. 

 

Assessoria de Relações Públicas


31 de julho de 2017.

 

Paradas de ônibus passaram por mudanças

Na manhã de hoje (31), o Conselho Diretor da AGESB, em companhia do representante da Concessionária Integração Transportes, realizaram visitas as paradas de ônibus que passaram por mudanças nas últimas semanas.

Entenda como ficaram os pontos de embarque e desembarque de ônibus após as alterações:


Na Rua Vereador Eurico Batista

O ponto de embarque em frente à Escola Tricentenário foi unificado ao ponto da Estação Rodoviária. Com isto, os usuários que desejarem ir ao ponto de ônibus mais próximo, deverão se deslocar até a Estação Rodoviária.

Os pontos de ônibus em frente à Igreja Universal e próximo ao Comercial Surubi foram unificados. A nova parada está localizada próximo a rádio Butuí.

Na Rua Cândido Falcão

Os pontos de ônibus em frente à antiga Bramoto e na esquina com o Hospital São Francisco de Borja foram unificados, passando a ser localizado na altura do nº 399.

Na Av. Presidente Vargas

Em função de normativa emitida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fica proibido o tráfego dos ônibus na quadra onde está localizado o Museu Getúlio Vargas. Assim, o ponto de ônibus localizado na mesma quadra teve que ser extinto.

Com essa alteração, os veículos seguem pela Av. Presidente Vargas, porém dobrando na Rua dos Andradas, para posteriormente acessarem a Rua Cel. Lago onde foi implementada uma nova parada de ônibus.

Na Rua Gen. Serafim Dornelles Vargas

O ponto de ônibus em frente ao Supermercado Nacional foi transferido para a Rua Cel. Lago, ficando em frente ao PAM (Pronto Atendimento Médico).

Na Rua Francisco Miranda

O ponto de ônibus em frente à Raquel Presentes foi recuado para a metade da quadra.

 

 

Assessoria de Relações Públicas


21 de julho de 2017.

 

AGESB emite resolução que disciplina a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário

 

O Conselho Diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) emitiu, na última segunda-feira (17), uma nova Resolução, que trata da cobrança pela disponibilidade do sistema de esgotamento sanitário, operado pela CORSAN e também homologa o Regulamento de Serviços de Água e Esgoto prestados pela mesma.

A Resolução Nº 0004/2017 foi elaborada após um pedido da CORSAN, para que a AGESB homologasse a Resolução Normativa nº 35/2016 e a Resolução Homologatória REH nº 103/2014, emitidas pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).

A nova Resolução determina que os imóveis localizados em regiões que sejam contempladas pela rede de esgoto e o usuário não solicitar a ligação do imóvel à rede existente, terá a obrigatoriedade e será cobrado igualmente pela disponibilidade do serviço. Nesse caso a cobrança será realizada com base no volume mensal de água consumido.

É importante destacar que previamente à emissão da Resolução pela AGERGS, todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual, FAMURS e CORSAN, através do Termo de Cooperação Operacional, assinado em 2014, que implementou o Programa RESsanear. Um dos relevantes aspectos da medida, consubstanciada na obrigatoriedade de ligação do usuário (quando já existe e está disponível a rede de esgotamento), é no sentido do atendimento das medidas de saúde pública e da preservação ambiental.

A AGESB ressalta que antes do início da cobrança, a CORSAN terá um período não inferior a 60 dias, a contar da publicação desta Resolução, para que comunique os usuários de seus serviços sobre a necessidade e importância da conexão dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário. Após isso, a Concessionária deverá notificar todos os usuários não conectados sobre a disponibilidade do sistema em sua região.

Depois de notificados, os usuários não conectados terão o prazo de 120 dias para realização da obra necessária para a conexão do imóvel a rede de esgoto, assim como para que solicitem a vistoria da instalação predial.

Ainda de acordo com a Resolução, as obras de instalação predial de esgoto, que forem de responsabilidade do usuário, para que o imóvel seja conectado à rede, poderão ser executadas por meios próprios ou através de um contrato específico com a Concessionária.

 

Assessoria de Relações Públicas


03 de julho de 2017.

 

Concessionária Integração apresenta novo ônibus para a frota 

 

O representante da Concessionária Integração, Vicente Abrantes, apresentou em reunião realizada pelo Grupo de Trabalho – integrado pela AGESB e Prefeitura Municipal – nesta segunda-feira (03), o segundo veículo que fará parte da renovação da frota de ônibus da empresa.

A substituição de dois veículos da frota é um dos itens obrigatórios para o cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para o transporte coletivo urbano, assinado em março deste ano, pela AGESB, Prefeitura Municipal e a Concessionária Integração. Em abril, o primeiro veículo para substituição já havia sido apresentado.

Segundo a Concessionária, o veículo chegou a sua garagem na última sexta-feira (30), e está aguardando liberações documentais para que possa entrar em atividade.

 

Assessoria de Relações Públicas


27 de junho de 2017.

 

Transporte Coletivo Urbano passará por mudanças 

 

Após reuniões e estudos, o Grupo de Trabalho – formado pela AGESB, Prefeitura Municipal e a Concessionária Integração – apresentou na última segunda-feira (19), ao prefeito Eduardo Bonotto, algumas propostas que visam à otimização do serviço de transporte coletivo urbano. Dentre as principais propostas apresentadas, está a unificação e a mudança de alguns pontos de embarque e desembarque dos ônibus.

Em concordância com as sugestões apresentadas, o Município definiu que as alterações terão um prazo de 30 dias a contar da data de 26/06/2017, para que sejam implantadas.

 

Saiba o que muda com a medida:

Na Rua Vereador Eurico Batista

O ponto de embarque em frente à Escola Tricentenário será unificado ao ponto da Estação Rodoviária. Com isto, os usuários que desejarem ir ao ponto de ônibus mais próximo, deverão se deslocar até a Estação Rodoviária.

Os pontos de ônibus em frente à Igreja Universal e próximo ao Comercial Surubi serão unificados. A nova parada será localizada na altura da Vidraçaria Fênix.

Na Rua Cândido Falcão

Os pontos de ônibus em frente à antiga Bramoto e na esquina com o Hospital São Francisco de Borja serão unificados, passando a ser localizado na altura do nº 399.

Na Av. Presidente Vargas

Em função de normativa emitida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fica proibido o tráfego dos ônibus na quadra onde está localizado o Museu Getúlio Vargas. Assim, o ponto de ônibus localizado na mesma quadra será extinto.

Com essa alteração, os veículos seguem pela Av. Presidente Vargas, porém dobrando na Rua dos Andradas, para posteriormente acessarem a Rua Cel. Lago onde haverá nova parada de ônibus.

Na Rua Gen. Serafim Dornelles Vargas

O ponto de ônibus em frente ao Supermercado Nacional será transferido para a Rua Cel. Lago, ficando em frente ao Posto de Saúde.

Na Rua Francisco Miranda

O ponto de ônibus em frente à Raquel Presentes será recuado para a metade da quadra.

O Grupo de Trabalho segue estudando melhorias no sistema de transporte coletivo e as medidas agora tomadas visam otimizar o tempo gasto pelo coletivo entre os itinerários, bem como implicam em menor desgaste da via de rodagem em função do peso dos veículos da Concessionária.

 

Assessoria de Relações Públicas


22 de maio de 2017.

 

AGESB autoriza reajuste de tarifa da Corsan

 

O Conselho Diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) após analisar o pedido de reajuste tarifário encaminhado pela Corsan, no mês de março, fixou o índice de reajuste em 5,32%.

O cálculo para análise do pedido levou em consideração todos os custos necessários para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como as diretrizes definidas por contrato.

O documento agora será encaminhado a Prefeitura Municipal e a Concessionária. A aplicação do índice entra em vigor a partir de 01/07/2017.

 

Assessoria de Relações Públicas


24 de abril de 2017.

 

 AGESB e Prefeitura Municipal deram início a Grupo de Trabalho

 

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja e a Prefeitura Municipal iniciaram, nesta segunda-feira (24), o Grupo de Trabalho que visa analisar e propor soluções aos processos e demandas referentes ao serviço de Transporte Coletivo Urbano.

A criação do Grupo atende a um dos itens do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela AGESB no início deste ano, e envolve a participação também da empresa Integração.

As reuniões do Grupo ocorrerão sempre às segundas-feiras, e deverá contar com a participação de todas as partes envolvidas (AGESB, Prefeitura e Integração).

 

Assessoria de Relações Públicas


 

13 de abril de 2017.

 

 AGESB avalia pedido de reajuste tarifário da CORSAN

 

O Conselho Diretor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) está avaliando o pedido de reajuste tarifário para o ano de 2017, encaminhado pela CORSAN. O reajuste de tarifa trata dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário que a Concessionária presta ao Município.

Segundo o cálculo realizado pela empresa, que leva em consideração todos os custos necessários para a prestação do serviço como os gastos com pessoal, material e serviços, o índice de reajuste tarifário é de 5,32%.

No momento o pedido está em processo de análise pela AGESB, que realizará o cálculo do índice de reajuste com base nas diretrizes definidas por contrato. Depois de concluída pela Agência, a proposta de reajuste será encaminhada a Prefeitura Municipal que decidirá se homologa o aumento.

 

Assessoria de Relações Públicas


16 de dezembro de 2016.

 

 Experiência de assessoria de comunicação na AGESB rende prêmios e participação em livro

 

 

Desde 2014 a AGESB mantêm um relacionamento com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), mais especificamente com o curso de Relações Públicas, no campus São Borja. Durante este período, vários alunos do curso entraram em contato com a Agência e vários trabalhos colaborativos foram realizados, incluindo três pesquisas de opinião dos usuários de transporte coletivo nos anos de 2014, 2015 e 2016.

O primeiro prêmio fruto deste relacionamento foi o relatório da pesquisa de opinião realizada em 2014, ganhador na categoria Pesquisa em Relações Públicas do Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) Sul 2016, e elaborado sob a supervisão da Profª. Mª. Fernanda Sagrilo, da Unipampa. Logo depois, no mesmo ano, os estagiários de Relações Públicas da AGESB, Rafael Marques e Ícaro Gracian, alunos da Universidade, ganharam dois prêmios na mostra competitiva do SET Universitário da PUC RS nas categorias Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação Organizacional e Institucional. E, ainda este ano, o Prof. Dr. Valmor Rhoden e a Profª. Drª.Elisa Lübeck organizaram em um e-book os relatos de assessorias de comunicação realizadas dentro do curso entre os anos de 2015 e 2016, dentre os quais está o relato da experiência dentro da AGESB.

Estes marcos citados são símbolos do bom relacionamento entre AGESB e Unipampa, que contribuiu e contribui para a manutenção e aprimoramento da comunicação da Agência com seu público. A AGESB é grata por isto, e zela por uma experiência cada vez mais frutífera para ambas as partes.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

 

14 de dezembro de 2016.

 

 Nota de Esclarecimento sobre o pedido de aumento da tarifa de ônibus

 


Em consideração aos questionamentos dos usuários do serviço de transporte coletivo em São Borja sobre o pedido de aumento de tarifa de transporte público, a AGESB esclarece que:

a) Em 2015, após um pedido de revisão tarifária feito pela empresa Integração Mobilidade Urbana, a Agência utilizou-se de critérios técnicos para chegar a um valor adequado de tarifa de R$ 2,68. Vale salientar que tal avaliação também foi solicitada à Universidade Federal do Pampa, que chegou ao valor recomendado de R$ 2,72. Em uma reunião realizada com o Poder Executivo Municipal, com a presença do Prefeito e do Secretário de Transporte e Segurança Pública, os dois órgãos apresentaram suas análises e valores propostos;

b) O poder decisório sobre a revisão tarifária cabe ao Poder Executivo Municipal; Assim, após a reunião, o prefeito em exercício, em uma decisão política e não técnica, determinou o valor a ser adotado de R$2,50;

c) A empresa Integração Mobilidade Urbana, como um ente privado, necessita de uma tarifa minimamente adequada para que possa exercer suas atividades e conseguir mantê-las, sendo este o motivo de sua participação no edital de concessão de prestação de serviço público delegado. Para calcular um valor de tarifa a ser cobrada do usuário, a empresa contabiliza todos seus gastos com materiais, funcionários, impostos, entre outros. Ao ignorar o resultado de uma análise técnica sobre o valor de tarifa a ser cobrado, o Poder Executivo prejudicou a empresa, impossibilitando-a de cobrar uma tarifa adequada aos seus custos operacionais;

d) A empresa, após esta decisão, teve então que operar por quase um ano cobrando uma tarifa que é dezoito centavos abaixo do considerado adequado pela Agência de Regulação; isto influenciou um pedido de aumento de tarifa proporcionalmente maior ao anterior do que seria caso o Poder Executivo Municipal tivesse concedido o reajuste adequado ao valor da tarifa em 2015.

Para evitar eventuais injustiças a AGESB convida qualquer usuário com dúvidas sobre o pedido de aumento de tarifa ou reclamação sobre o serviço prestado pela empresa concessionária a entrar em contato com a Agência para esclarecer tais questionamentos.

 

Assessoria de Relações Públicas



9 de dezembro de 2016.

 

 Integração realiza testes de opacidade nos ônibus



Na última quinta-feira (08), a empresa Integração Mobilidade Urbana realizou testes de opacidade em 20 veículos da sua frota de ônibus, com o objetivo de medir a quantidade de poluentes emitidos pelos mesmos. Dos 20 ônibus analisados, 17 foram aprovados nos testes, e três obtiveram resultado negativo.

Os testes foram executados pelo Programa Despoluir, criado através de uma parceria da Confederação Nacional do Transporte (CNT) junto ao SEST SENAT.

Último teste havia sido feito no início do ano.

A avaliação da frota de veículos da empresa atende a Resolução Normativa Nº 004/2015, emitida pela AGESB, que define os procedimentos referentes à emissão do Laudo de Inspeção Técnica Veicular para os prestadores do serviço de transporte coletivo de passageiros (ônibus), e pode ser acessada através do endereço: www.agesb.com.br/resolucoes.     

 

Assessoria de Relações Públicas


 

8 de dezembro de 2016.

 

 Empresa Integração solicita reajuste da tarifa de ônibus



No último dia 06, a empresa de ônibus Integração Mobilidade Urbana encaminhou para a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB), pedido para reajuste da tarifa de ônibus equivalente a R$ 3,00 reais. O valor corresponde ao Índice Oficial. No momento o requerimento segue para análise do Conselho Diretor da Agência.

Em novembro a Integração já havia encaminhado solicitação de aumento da tarifa, mas após revisões do documento, a AGESB percebeu a necessidade de algumas correções e requisitou que a empresa encaminhasse um novo pedido.

 

Assessoria de Relações Públicas



2 de dezembro de 2016.

 

 AGESB recebe pedido de aumento da tarifa de ônibus

 

Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, a AGESB recebeu da empresa Integração Mobilidade Urbana pedido de aumento de tarifa para o serviço de transporte coletivo urbano de passageiros. O pedido está em análise técnica pelo Conselho Diretor da Agência.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

30 de novembro de 2016.

 

 AGESB alerta para atrasos nas linhas de ônibus durante a Feira do Livro

 

Por conta da atual edição da Feira do Livro, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) avisa aos usuários que as linhas de ônibus da cidade sofrerão atrasos em seus respectivos horários.

A realização do evento, que ocorre na Rua Cel. Aparício Mariense, em frente a Igreja Matriz, local em que há uma parada de ônibus, obrigou a empresa responsável pelo transporte coletivo do Município a alterar o itinerário de suas linhas de ônibus, resultando em atrasos de 10 a 15 minutos, que podem ser ainda maiores nos horários de maior tráfego.

AGESB lamenta a falta de diálogo do Poder Público Municipal, e afirma que as consequências recaem sobre a população usuária de ônibus, que acaba tendo sua rotina alterada. A Agência entende ainda que a escolha do local para realização do evento deveria ter levado em conta as interferências causadas a um serviço tão importante para a comunidade, que é o Transporte Coletivo Urbano.

 

Assessoria de Relações Públicas


24 de novembro de 2016.

 

AGESB realizou Audiência Pública para apresentar opinião dos usuários sobre o serviço de ônibus

 

Na noite da última quarta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) realizou Audiência Pública para apresentar os resultados da pesquisa de opinião dos usuários sobre o transporte coletivo urbano. Estiveram presentes, o Conselho Diretor da Agência, representantes da empresa Integração Mobilidade Urbana, professores e acadêmicos da Unipampa.

A pesquisa de opinião pública da AGESB é um trabalho desenvolvido junto a alunos e professores dos Cursos de Relações Públicas e Ciência Política, da Unipampa, que tiveram a responsabilidade de aplicar os questionários de pesquisa e tabular dados coletados. Este ano, cerca de 800 questionários foram aplicados junto aos usuários do serviço de ônibus, na região central da cidade e demais bairros.

Através da pesquisa de opinião, buscou-se avaliar os seguintes aspectos do serviço prestado: acessibilidade; frequência de atendimento; tempo de viagem; lotação; confiabilidade; segurança; características dos ônibus; características dos locais de parada; sistemas de informação; comportamento dos operadores; e estado das vias.

Com relação aos resultados apresentados, alguns pontos valem ser ressaltados: 48% dos usuários dizem utilizar o transporte público para trabalho e 35,3% para estudo; comparado a 2014, primeiro ano da pesquisa, 51,8% dos entrevistados dizem que o transporte melhorou ou melhorou muito, enquanto 11,3% afirma que piorou ou piorou muito; sobre a satisfação com o transporte, 51,2% dos entrevistados demonstram-se satisfeitos ou muito satisfeitos, ao ponto que 24,3% afirmam estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos; no que se refere ao cumprimento dos horários, 41% dos usuários estão satisfeitos e 32,4% insatisfeitos; o equipamento de ar-condicionado nos ônibus teve índice de satisfação de 36,8%, na medida em que 24,2% dos entrevistados se dizem insatisfeitos; a bilhetagem eletrônica teve aprovação de 80,1% dos entrevistados.

Os resultados completos da pesquisa podem ser acessados no site da AGESB, através do endereço: www.agesb.com.br/documentos.

Em que pesem os esforços para que houvesse maior participação da comunidade nesta audiência a Agência lamenta a ausência de usuários do serviço de ônibus, uma vez que os mesmos teriam neste espaço a chance de manifestar suas opiniões e debater melhorias para o serviço. Lamenta também a ausência de qualquer representante do poder municipal para acompanhar a apresentação dos resultados e participar do diálogo proposto.

A AGESB se coloca a disposição da comunidade para qualquer dúvida, reclamação ou informação sobre o serviço, através do telefone 3431-5503, pelo site www.agesb.com.br ou em seu próprio espaço físico, na Galeria Presidente Vargas, sala 206.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

16 de novembro de 2016.

 

 Após recomendações da AGESB, Prefeitura emite Ordem de Serviço para linha Santa Rosa/Itacherê

 

Conforme fora noticiado nas últimas semanas, a empresa de ônibus, Transporte Integração Urbana LTDA, havia suspenso o trajeto de alguns trechos da linha Santa Rosa/Itacherê, por não constarem no edital do contrato vigente.

Visando o melhor atendimento do interesse público, a AGESB (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja) encaminhou recomendação a Prefeitura para que emitisse ato de sua competência de modo a permitir o retorno do transporte no itinerário suspenso.

Assim, no último dia 11, a Prefeitura emitiu Ordem de Serviço autorizando a empresa a retomar o antigo trajeto. Dessa forma fica autorizado o seguinte percurso:

Sentido Santa Rosa/Centro – Cruzamentos das vias Carlos Gomes e Alberto Benevenuto passando pelas Ruas: Carlos Gomes, Henrique Dias, Tupi Caldas, Cristóvão Colombo, Pedro Américo, Dom Pedro I, Avenida Senador Salgado Filho, Equador, Sarandi, Dom Pedro I, Tricentenário, Borges do Canto, General Marques, Engenheiro Manoel Luiz Fagundes.

Sentido Centro/Santa Rosa – Ruas Engenheiro Manoel Luiz Fagundes (Posto BR Centro), Eurico Batista da Silva, Cândido Falcão, Borges do Canto, Tricentenário, Dom Pedro I, Sarandi, Equador, Avenida Senador Salgado Filho, Dom Pedro I, Pedro Américo, Alberto Benevenuto cruzamento com a Rua Carlos Gomes.

A AGESB orienta aos usuários do serviço de ônibus que entre em contato, em casos de informação, dúvida ou reclamação sobre o serviço, através do telefone 3431-5503 ou pelo endereço de e-mail: ouvidoria@agesb.com.br

 

Assessoria de Relações Públicas


 

04 de novembro de 2016.

 

 AGESB se reuniu com Prefeito e Vice-Prefeito eleitos 

 

Na manhã da última quinta-feira (03), o Conselho Diretor da AGESB (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja) se reuniu com o prefeito eleito, Eduardo Bonotto, e seu vice, Roque Feltrin.

A reunião teve o intuito de apresentar a Agência para os novos mandatários do Município, assim como o trabalho que vem sendo desenvolvido na fiscalização dos serviços públicos de água, esgoto e ônibus, além de reforçar a importância da atuação junto à administração pública. O Conselho Diretor também fez questão de ressaltar alguns temas que a AGESB acredita ser de grande importância o debate, pois envolvem a comunidade e as Concessionárias prestadoras dos serviços.

O presidente da AGESB, Manoel Antônio Pinheiro Filho, ressaltou que: “A regulação dos serviços públicos delegados, exercida pela AGESB em nosso município,é fundamental para o desenvolvimento pleno e eficiente de toda nossa comunidade. Uma atuação efetiva do ente regulador sobre os regulados visa equilibrar os interesses de todos, sejam individuais ou coletivos, garantindo assim uma prestação de serviço eficaz e harmônica. Logo a aproximação da AGESB com o novo prefeito eleito e, consequentemente, com a próxima administração, facilita uma contextualização e equalização dos problemas existentes, facilitando também a solução dos mesmos”.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

27 de outubro de 2016.

 

 Integração Mobilidade Urbana disponibilizará linhas especiais no Dia de Finados 

 

Na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, a empresa Integração disponibilizará linhas que ligarão os cemitérios do centro e do bairro do Passo. As linhas operarão de forma direta e em diversos horários, como detalha o documento a seguir:

Documento oficial emitido pela empresa

A AGESB pede que, em caso de dúvidas ou problemas com estes horários, o usuário entre em contato com a Agência.

 

 

Assessoria de Relações Públicas


 

 

20 de outubro de 2016.

 

 AGESB se reuniu com representantes da empresa Integração para discutir sobre o serviço de ônibus na cidade 

 

Na manhã da última quarta-feira (19), membros do Conselho Diretor da AGESB (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja) se reuniram com representantes da empresa Integração Mobilidade Urbana, para discutirem sobre o andamento do serviço de transporte coletivo urbano e suas demandas. A reunião teve como foco a avaliação do contrato de serviço prestado pela Concessionária de ônibus.

A AGESB entende que desde que fora assinado o novo contrato de licitação, muitas mudanças ocorreram na cidade, e que, portanto, a forma como o serviço tem sido prestado à população precisa ser debatida de maneira contínua.

Alterações na área urbana, na malha viária e no trânsito, influenciam diretamente no trabalho da Concessionária de ônibus, afetando conjuntamente a população. Tais impactos, muitas vezes, geram conflitos entre usuários e a própria empresa de ônibus. Para garantir a boa relação entre empresa e a população usuária do serviço, a AGESB enxerga com grande necessidade esse debate.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

 

05 de outubro de 2016.

 

AGESB reuniu-se com Corpo de Bombeiros e Corsan, para tratar sobre funcionamento de hidrantes no município

 

Na última semana, o Conselho Diretor da AGESB (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja) recebeu representantes do Corpo de Bombeiros e da Corsan, para tratar sobre a situação dos hidrantes no município de São Borja.

Participaram do encontro, o Sargento do Corpo de Bombeiros, Sandro Damascena e o servidor da Corsan, Marcos Rocha.

 

Durante a reunião, foram levantados aspectos importantes quanto ao uso do equipamento, como quantidade existente na cidade, localização, acesso, vazão de água, sinalização, entre outros fatores que influenciam no funcionamento dos hidrantes e no trabalho dos Bombeiros.

Com a reunião, a AGESB buscou levantar um assunto que enxerga de extrema importância para a segurança de toda comunidade, devido às transformações ocorridas na cidade ao longo dos últimos anos.

Em resultado do encontro, o Conselho Diretor da Agência solicitou que os representantes dos Bombeiros e Corsan elaborem e apresentem um relatório mostrando as condições de todos os hidrantes do município, com prazo máximo de entrega para 30 de outubro.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

12 de setembro de 2016.

 

AGESB e UNIPAMPA planejam pesquisa de opinião sobre serviço da CORSAN em 2017

 

 

    Hoje pela manhã, o Conselho Diretor da AGESB recebeu os professores da Unipampa Valmor Rhoden e Lirian Meneghel para uma reunião que abordou a realização de uma pesquisa de opinião sobre abastecimento de água e coleta de esgoto com a população de São Borja. A pesquisa será realizada em parceria com os cursos de Relações Públicas e Ciência Política. Por considerarem que a pesquisa deve ser completa, abrangendo amostras de todos os bairros, e também aspectos como qualidade do serviço, atendimento, saúde pública e saneamento básico, ela foi agendada para o início do ano que vem. Isto proporcionará tempo suficiente para uma execução segura e eficiente pelos pesquisadores, o que resulta em dados confiáveis e embasados.

Professores em reunião com o Conselho Diretor da Agência

   A AGESB utiliza os resultados das pesquisas para definir as metas de índices de qualidade que devem ser alcançados no próximo ano pelas empresas reguladas pela AGESB, apresentando ambos em audiência pública anunciada previamente. A audiência  é aberta à população, e os usuários dos serviços da empresa podem se manifestar durante o evento.

 

Assessoria de Relações Públicas


 

23 de agosto de 2016.

 

Ligações clandestinas na rede causam refluxo de esgoto em ruas

 

  Após reclamações de usuários e constatar caixas de coleta de esgoto que estão transbordando nos bairros José Pereira Alvarez e Passo, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (Agesb) promoveu reunião com o fiscal da Corsan, Jerônimo Dornelles, dia 16, na terça-feira.  

  No encontro que aconteceu na sede da Agesb, o fiscal explicou que este tipo de problema acontece por conta de ligações clandestinas que alguns moradores fizeram na nova rede de esgoto. "Mesmo com visitas de orientação e pedidos da Corsan, alguns moradores interligaram seus sistema de despejo de esgoto à nova rede que,  por ainda estar inacabada, não está conectada à central de tratamento. Após o volume de esgoto chegar ao limite na rede bloqueada, os dejetos acabam retornando pelas caixas de coleta residenciais, o que causa transbordamentos", afirmou Jerônimo. 

Esgoto vazando nas tampas e causando problemas

 

A Agesb ressaltou que este problema pode ser evitado pelos usuários se eles observarem as orientações da Corsan. A Agência lembra ainda que a companhia estará avisando os moradores quando a nova rede poderá ser usada já que ainda está em obras. 

 

Assessoria de Relações Publicas   


 

19 de julho de 2016.

 

AGESB dá posse a novos Conselheiros 

 

Tomaram posse, ontem (18), os novos membros do Conselho Diretor da AGESB (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja), a advogada, Ana Lúcia de Paula Tatsch, e o administrador, Jones Dalmagro Pinto.

Os dois novos Conselheiros assumem as vagas deixadas pelo engenheiro civil, Carlos Luchese, e pela administradora, Tânia Massaia, que concluíram o período de mandato como membros do Conselho Diretor da Agência.